
Há várias gerações que a acordam humanos, mas o fenómeno que origina exatamente o "barulho" não era conhecida até agora. Utilizando câmaras de ultra-alta velocidade e técnicas modernas de captação de áudio, investigadores da Universidade de Cambridge descobriram o que causa o "pling pling" produzido por uma gota de água que cai numa superfície líquida.
Os cientistas defendem que o som não é causado pela própria gota, mas pela oscilação de uma pequena bolha de ar presa sob a superfície da água: a bolha obriga a superfície da água a vibrar, agindo como um pistão para impulsionar o som do ar.
Além disso, os investigadores descobriram que alterar esta tensão da superfície, por exemplo, adicionando detergente, pode parar o barulho. Os resultados são publicados na revista Scientific Reports.
"Muito trabalho foi feito ao nível da mecânica física em redor da torneira que goteja, mas não acerca do som e si", sublinha em comunicado Anurag Agarwal, do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, que liderou o estudo. "Mas graças à moderna tecnologia de vídeo e áudio, podemos finalmente descobrir a origem exata do som, o que nos pode ajudar a pará-lo".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Assassin’s Creed Shadows representa fielmente o Japão Feudal? -
App do dia
Be Brave, Barb traz aventuras com plataformas e um cacto ansioso que precisa de ajuda -
Site do dia
Web Highlights é uma ferramenta de produtividade para sublinhar citações ou tomar notas online -
How to TEK
Já é possível controlar quanta memória RAM o Edge consome enquanto joga. Veja como
Comentários