Lançada para o Espaço em 2021, a missão Lucy da NASA vai estudar os misteriosos asteroides “troianos” que acompanham Júpiter para ajudar os cientistas a compreender a formação do sistema solar. À medida que avança numa viagem de 12 anos, a sonda aproveitou para captar algumas fotos da Terra, que foram partilhadas recentemente pela NASA.
De acordo com a agência espacial norte-americana, as imagens foram captadas numa recente aproximação da sonda, cujo nome é uma homenagem ao mais antigo fóssil humano descoberto até à data, ao nosso planeta, numa operação necessária para ganhar impulso gravitacional suficiente para continuar o percurso.
Clique nas imagens para mais detalhes
A NASA explica que a primeira das fotografias, “recortada” pela agência devido à sua dimensão, foi tirada a 15 de outubro, a uma distância de 620.000 quilómetros da Terra, através do instrumento Terminal Tracking Camera (T2CAM) que, no futuro, será responsável por monitorizar os asteroides que acompanham Júpiter.
Já a segunda das imagens foi captada no dia 13 de outubro, a uma distância de 1,4 milhões de quilómetros da superfície terrestre e, se olhar com atenção, conseguirá ver um vislumbre da Lua à esquerda.
Esta aproximação afirma-se como a primeira de três que a NASA tem planeadas para a missão Lucy. No ponto máximo da primeira aproximação, a sonda esteve a uma distância de 350 quilómetros da superfície da Terra.
Antes de chegar aos asteroides "troianos", a sonda vai fazer uma passagem pelo asteroide 52246 Donaldjohanson, localizado no Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter, e cujo nome presta homenagem ao paleontólogo Donald Johanson, que descobriu o esqueleto Lucy em 1974. Espera-se que a missão Lucy chegue ao primeiro grupo de asteroides "troianos" em 2027 e ao segundo grupo em 2033.
Clique nas imagens para recordar a partida da missão Lucy para o Espaço
Ao longo do tempo, várias missões da NASA captaram imagens impressionantes da Terra vista a partir do Espaço, todas guardadas para a posteridade numa coleção do Earth Observatory da agência, que pode recordar na galeria que se segue.
Clique nas imagens para ver algumas das melhores imagens da Terra à distância
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários