A Agência Espacial Europeia revela agora um novo vídeo captado pela Solar Orbiter, que mostra Vénus, Terra e Marte, sob uma paisagem espacial repleta de estrelas. O pequeno vídeo foi captado pela sua câmara Heliospheric Imager (SoloHI) em novembro do ano passado, ainda antes de a sonda fazer uma “paragem” em Vénus.

A ESA explica que, no vídeo, o ponto mais brilhante representa Vénus que se encontrava a uma distância aproximada de 48 milhões de quilómetros. Já a Terra estava a 251 milhões de quilómetros e Marte, o ponto brilhante mais pequeno, a 332 milhões de quilómetros. Embora a câmara não tenha captado o “astro-rei”, é possível ver alguma luz solar à direita.

Recorde-se que a Solar Orbiter, que partiu à descoberta dos mistérios do Sol em fevereiro de 2020 levando a bordo tecnologia portuguesa, fez em junho desse ano a sua primeira aproximação a cerca de 77 milhões de quilómetros de distância do Sol e, logo no mês seguinte, chegaram à Terra as primeiras imagens captadas pela missão.

Fogueiras solares e uma visão do lado “oculto” do Sol: O que revelam as primeiras imagens da Solar Orbiter?
Fogueiras solares e uma visão do lado “oculto” do Sol: O que revelam as primeiras imagens da Solar Orbiter?
Ver artigo

As fotografias tiradas pela câmara Ultraviolet Imager (EUI) revelaram fenómenos que antes não eram visíveis em detalhe aos cientistas, como a presença de mini explosões solares omnipresentes, chamadas “fogueiras”, que podem ser descritas como uma espécie de parente das explosões solares que podem ser observadas a partir da Terra.

Já em dezembro, a sonda fez a primeira de muitas passagens por Vénus. Na sua maior aproximação, a Solar Orbiter chegou a estar a uma distância de 7.500 quilómetros do planeta.

Solar Orbiter continua viagem em direção ao sol: Fez uma “paragem” em Vénus
Solar Orbiter continua viagem em direção ao sol: Fez uma “paragem” em Vénus
Ver artigo

Para os investigadores, a passagem pelo planeta e recolha de dados sobre o mesmo foi um momento importante, pois acreditam que é importante compreender como Vénus interage com o vento solar, pois, ao contrário da Terra, não tem um campo magnético de proteção, e sente diretamente os seus efeitos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.