O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
O ano começou com os ingredientes certos para mais um argumento de filme sobre o fim do mundo, quando a notícia de que o asteroide 2024 YR4 podia colidir com a Terra se espalhou. Essa possibilidade já foi afastada mas ainda há (uma leve) hipótese de colidir com a Lua.
É uma missão privada da empresa do bilionário Elon Musk que vai sobrevoar os polos Norte e Sul da Terra, com uma tripulação de quatro astronautas não profissionais, marcando um novo passo na exploração espacial comercial. E já há imagens
Investigadores da Universidade de Berkeley, nos EUA, recorreram à inteligência artificial (IA) para criar um dispositivo que permitiu que uma mulher tetraplégica “falasse” ao fim de 18 anos
O programa foi desenvolvido na Universidade Lusófona e está a ser usado no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. Já ajudou quase 120 pacientes em 2024, dos quais 80% sofreram um AVC, revelou o diretor do núcleo de Psicologia do centro, António Fantasia.
Com as previsões meteorológicas a indicar céu limpo na maior parte de Portugal, as condições para ver o eclipse parecem estar alinhadas. Locais elevados são ideais para aproveitar ao máximo a experiência, mas não arrisque olhar diretamente para o Sol.
“O uso diário de ecrãs está associado a horas de dormir mais tardias e a menos 50 minutos de sono por semana”, indica um novo estudo que realça como a exposição causa perturbações na duração e qualidade do sono tanto em jovens como na população adulta em geral.
Os eventos celestes sucedem-se e, depois de um eclipse que teve a Lua no papel principal, agora é a vez do Sol ser o protagonista, numa “dentadinha” especial.
A União Europeia (UE) mobilizou o programa de observação por satélite para ajudar a socorrer as vítimas do terramoto de magnitude 7,7 que atingiu o Myanmar e o sudeste asiático, anunciou hoje a presidente do executivo comunitário.
A temperatura fria e o campo magnético peculiar de Neptuno sempre desafiaram os cientistas, mas graças à sensibilidade em infravermelho do telescópio James Webb, há novas descobertas a “iluminar” o gigante gelado.
A ciência deu mais um passo na compreensão da história da Lua. Pela primeira vez, investigadores determinaram a idade exata da maior cratera do satélite natural da Terra, um feito que redefine o conhecimento sobre o início do sistema solar.
A nova descoberta em Marte sugere que a química orgânica no planeta pode ter alcançado um nível de complexidade necessário para o surgimento de vida no passado.
O lixo espacial é um problema crescente e, além de aumentar a probabilidade de colisões no Espaço, também pode colocar em risco a Terra. São várias as iniciativas que têm procurado soluções para o problema e, agora, surge uma nova proposta que, no futuro, poderá usar satélites “mortos” como combustí
São 40 milhões de euros de investimento em projetos espaciais com potencial de uso duplo que a Agência Espacial Portuguesa inscreve na sua atividade desde 2019.
A Blue Ghost transportou 10 instrumentos científicos e tecnológicos da NASA até Mare Crisium, no lado próximo da Lua. Entre os feitos da missão, destacam-se as imagens de um eclipse solar total e de um pôr do sol lunar captadas pelo módulo de aterragem.
Cientistas estão a tentar descobrir a natureza de uma força misteriosa chamada energia escura, que está a empurrar todas as estrelas e galáxias para longe umas das outras a um ritmo cada vez mais rápido.
Depois de 17 horas de voo, a equipa da Crew-9 regressou à Terra, trazendo de volta os dois astronautas que estavam retidos na Estação Espacial Internacional. Foram recebidos pela equipa da SpaceX e por golfinhos.
Esta madrugada os dois astronautas da NASA que estavam retidos há nove meses na Estação Espacial Internacional iniciaram a viagem de regresso à Terra, voltando na cápsula da SpaceX.
A contagem decrescente já começou. O estudante português de 22 anos foi escolhido entre dezenas de candidatos para a Missão Asclepios V, onde vai ser colocado à prova com tarefas extremas que fazem parte das missões de astronautas, mas sem sair da Terra.
Em colaboração com o laboratório GANIL, em França, investigadores do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) conseguiram fazer uma descoberta que contribui para o estudo da matéria nuclear na fusão de estrelas de neutrões.
Houve muitos abraços, sorrisos na Estação Espacial Internacional com a chegada da Crew-10 este domingo, que aumentou para 11 astronautas a população da "casa" dos humanos em órbita, mas hoje ainda o número vai voltar a cair.
A pergunta de estarmos ou não sozinhos no universo mantém-se e, ao contrário, da ideia de que os planetas mais promissores para encontrar vida extraterrestre são "segundas Terras", a resposta pode estar em mundos muito diferentes e em gases raramente considerados.
Desde que começaram os registos por satélite, a taxa anual de aumento do nível do mar mais do que duplicou, atingindo um total de 10 centímetros em 30 anos.
Um eclipse lunar total promete pintar a Lua de vermelho na madrugada desta sexta-feira, e os céus de Portugal garantiram “lugar na plateia”. Resta saber se as nuvens colaboram…