O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A educação, ciência e inovação vão voltar a estar sob a mesma tutela na orgânica do XXIV Governo Constitucional e o novo Ministério da Educação, Ciência e Inovação será liderado pelo economista Fernando Alexandre.
A ESA quer estudar um mundo oceânico em torno de Júpiter ou de Saturno, mas qual das luas dos planetas gigantes é a ideal para procurar vida extraterrestre? Uma equipa de cientistas liderada por uma portuguesa apresentou argumentos.
Entre a comunidade cientifica, há quem se mostre cético quanto à necessidade de continuar a fazer voos espaciais com humanos, quando há robots que podem fazer o trabalho, e defenda que essa parte da exploração do Espaço deve ser deixada para os bilionários que podem pagar as viagens.
Este é o terceiro "despertar" da SLIM que completou com êxito uma aterragem lunar de precisão a 20 de janeiro, tornando o Japão o quinto país a pousar no satélite natural da Terra, depois dos Estados Unidos, da antiga União Soviética, da China e da Índia.
Com observações feitas pela primeira vez em luz polarizada, uma equipa de astrónomos descobriu campos magnéticos intensos em espiral nas bordas de Sagitário A*, o buraco negro supermassivo que ocupa o centro da Via Láctea. Que também pode ter um jato oculto…
O gelo marinho continua a diminuir, tanto na parte superior como na parte inferior do planeta. Nas águas em redor da Antártida, a capa de gelo baixou para mínimos quase históricos pelo terceiro ano consecutivo.
Já sabíamos que nem tudo correu bem com a chegada da sonda que marcou o regresso dos Estados Unidos à Lua em mais de 50 anos. A Odysseus ainda conseguiu tirar fotos e enviar dados, mas teve de ser “adormecida”. E não vai acordar.
Em mais um pico de atividade, o Sol está a ser “varrido” por tempestades, ventos e ejeções de massa coronal capazes de levar as sempre deslumbrantes auroras boreais a partes do mundo menos prováveis. Esta segunda-feira pode ser prova disso.
O Contrato de Cidade Climática tem o roteiro do compromisso assumido por 100 cidades europeias rumo à neutralidade carbónica em 2023. Lisboa e Guimarães já viram os seus validados pela Comissão Europeia.
São precisos dois para dançar o tango, mas no caso das anãs castanhas que nascem com par, parece que a relação não dura muito tempo. Caso para serem conhecidas como “corações solitários” do cosmos, segundo o telescópio espacial Hubble.
A criação de um campus de ciência e tecnologia,” aberto à sociedade e orientado para o futuro,” traduz-se, numa primeira fase, na reabilitação e adaptação de dois edifícios na Avenida do Brasil em Lisboa, onde já funciona a unidade FCCN.
Num recém-publicado estudo, os investigadores da Google mostram que tecnologias como IA e Machine Learning podem melhorar significativamente as previsões de inundações a nível global.
Noland Arbaugh, de 29 anos, é o primeiro paciente a receber um implante da Neuralink e, como mostra a empresa de Elon Musk num novo vídeo, a tecnologia está a ajudá-lo a controlar o computador e até a jogar, seja xadrez online ou Civilization VI, com a mente.
Em destaque está uma versão do modelo de IA Gemini adaptada para o domínio médico, assim como novo um modelo de linguagem de grande escala de saúde pessoal, desenvolvido entre a Google e a Fitbit.
O satélite Queqiao-2 servirá como uma plataforma de retransmissão para a quarta fase do programa de exploração lunar da China, assegurando os serviços de comunicação para as missões Chang'e-4, Chang'e-6, Chang'e-7 e Chang'e-8.
O equinócio da Primavera no hemisfério norte aconteceu na madrugada desta quarta-feira, 20 de março, e a Agência Espacial Europeia não quis deixar passar o momento em branco.
Depois de ter sido colocado em órbita a 4 de março, o nanossatélite português Aeros MH-1 estabeleceu hoje comunicações com a Terra através do teleporto de Santa Maria, nos Açores, operado pela empresa Thales Edisoft Portugal.
No dia em que assinalou 5 anos de atividade, a Agência Espacial Portuguesa partilhou números do ecossistema do espaço em Portugal, que vão integrar um catálogo que deverá ser divulgado em breve. Há mais empresas e investimento, mas nem tudo está em paz no sector.
A Agência Espacial Portuguesa acaba de apresentar o seu Conselho de Orientação e Estratégia (COE), um órgão consultivo que terá como função aconselhar a organização na definição de linhas atuação da Agência.
Os envolvidos não confirmam, mas também não desmentem. A NSO diz aliás que esta é uma tarefa na sua missão. Para a SpaceX de Elon Musk, o projeto valerá 1,8 mil milhões de dólares.
Durante os próximos dias, 12P/Pons-Brooks, mais conhecido como “Cometa do Diabo” continua de visita aos países do hemisfério norte, onde Portugal se inclui. Pode não ser fácil de ver a olho nu, mas nada que uns binóculos ou um pequeno telescópio não resolvam.
Na primeira vez em que voar, o Foguetão Ariane 6 vai dar boleia a uma série de experiências científicas e satélites. Entre as missões de nove países que vão ser lançadas no espaço está o ISTSat-1, construído pelo Instituto Superior Técnico.
As jovens protoestrelas IRAS 2A e IRAS 23385 ainda não têm planetas a formar-se em seu redor, mas, segundo o telescópio James Webb, contêm ingredientes-chave essenciais à vida, capazes de criar mundos potencialmente habitáveis.
O telescópio espacial Hubble é o responsável por medir a taxa de expansão do Universo, mas há dúvidas sobre a sua precisão. Ou havia porque James Webb entrou na “equação” e mostrou que as contas do parceiro cósmico estão bem feitas. Então o que leva à diferença de resultados?