Quem já comprou a capa protectora vai ser reembolsado pela aquisição e quem não o fez terá direito a adquiri-la gratuitamente. A Apple já tinha admitido que uma capa protectora reduziria a sensibilidade do seu iPhone 4 ao toque das mãos numa zona específica do equipamento e com isso a perda de rede detectada por alguns utilizadores.



Na conferência de imprensa que deu esta manhã na sua sede (fim de tarde em Lisboa), o presidente da empresa continuou a considerar que a fabricante não tem em mãos um grande problema para resolver, revelando alguma irritação com as proporções que o assunto ganhou, mas avançou com uma solução para minimizar a questão.



A empresa vai devolver o dinheiro aos utilizadores que já compraram uma capa protectora para a mais recente versão do seu smartphone, cerca de 20 por cento dos compradores. Os restantes receberão gratuitamente a capa protectora quando adquirirem o equipamento, o que ajudará a resolver o problema de degradação do sinal. Quem já comprou o iPhone, sem capa, pode pedir uma no site da empresa.



Steve Jobs aproveitou o encontro com a imprensa para sublinhar que a Apple não é perfeita e para voltar a referir que todos os equipamentos móveis têm pontos mais sensíveis e demonstrou-o num vídeo, que ilustrou a apresentação.



Recorde-se que os relatos de problemas com o sinal do novo iPhone surgiram logo após o início da comercialização da nova versão do equipamento. A Apple reagiu explicando que existia um problema com o equipamento, mas no algoritmo que dava informação do nível de rede.



Jobs também explicou que a empresa recebeu apenas 5 queixas por cada mil iPhones vendidos e que apenas 2 por cento dos clientes devolveram os equipamentos.



Analistas citados pela C|Net defendem que a solução hoje apresentada poderá custar à Apple cerca de 180 milhões de dólares. A recolha dos equipamentos teria custos muito superiores.