A E3, a principal montra da indústria dos videojogos arranca hoje oficialmente, abrindo a porta a milhares de jornalistas, e agora também ao público em geral, a fim de conhecer as grandes novidades para os próximos tempos. Como é tradição, as principais editoras antecipam o certame com conferências, num espetáculo de “vaidades” dos seus principais títulos, entre sequelas e revelações “inesperadas”. Este ano, ao contrário da Microsoft que basicamente meteu “toda a sua carne no assador”, a Sony optou por uma apresentação mais intimista, mostrando praticamente os títulos que já eram conhecidos e reservando apenas tempo para uma ou outra breve surpresa.

E3 2018: confirmação de Elder Scrolls VI recebe a ovação do dia na conferência da Bethesda
E3 2018: confirmação de Elder Scrolls VI recebe a ovação do dia na conferência da Bethesda
Ver artigo

Os convidados presentes no evento foram conduzidos para um cenário que aludia uma igreja, tomando o palco Gustavo Santaolalla, desde logo aplaudido em antecipação ao que se esperaria que iria acontecer. De banjo na mão, o famoso compositor argentino sentou-se, e bem ao seu estilo debitou uma melodia que transportou rapidamente os espetadores para o horrorífico mundo de The Last of Us, neste caso a esperada sequela. Foi assim mostrado pela primeira vez um vídeo de gameplay, focando-se em Ellie, uma das protagonistas do primeiro capítulo, agora uma jovem adulta, como já se antecipava. O trailer destacou-se sobretudo pela violência deste mundo pós-apocalíptico onde a humanidade foi dizimada por um vírus que transformou grande parte da população numa espécie de zombies. A data de lançamento não foi ainda avançada, mas estima-se que seja no início de 2019.

Depois da apresentação de The Last of Us 2, o foco foi para um outro palco, desta vez equipado com um ecrã panorâmico gigante, sendo debitados breves trailers de novos títulos: Tetris Effect, uma nova versão do famoso jogo de Alexey Pajitnov para realidade virtual; Days Gone, mais um jogo de zombies da Sony que foi empurrado para o próximo ano; Twin Mirror é um dos novos jogos da Dontnod, criadores de Life is Strange e do recente Vampyr; e Beat Saber, a nova sensação de realidade virtual inspirada em Star Wars que também vai chegar ao dispositivo PS VR na PlayStation 4. Quem esteve presente no Moche XL Esports, no último fim-de-semana teve oportunidade de experimentar este divertido jogo rítmico. Os próximos conteúdos para Destiny 2 chegam em setembro, com a expansão Forsaken.

20 dos jogos mais antecipados da E3 2018
20 dos jogos mais antecipados da E3 2018
Ver artigo

Depois de uma revelação surpreendente no ano passado, Ghost of Tsushima, o novo título da Sucker Punch teve direito a uma pequena amostra de gameplay. Para além dos cenários idílicos inspirados no Japão feudal, foi possível ver os combates com espadas viscerais entre samurais e mongóis. O jogo será uma aventura de ação com forte enfâse à exploração de “mundo aberto” e terá, como indiciou o vídeo, uma forte componente narrativa.

Antes de avançar pelo seu esperado catálogo, foi tempo de os espetadores terem direito à primeira surpresa da noite: um videojogo chamado Control, que desde os primeiros segundos não escondeu o toque da finlandesa Remedy Entertainment, a conhecida produtora de Max Payne e Quantum Break. O breve teasing mostrou elementos de ação em câmara lenta, objetos projetados como armas, e toda uma áurea de mistério que caracterizam os títulos da produtora.

Embora não fosse propriamente uma surpresa, pois já se sabia que a Capcom estava a reconstruir Resident Evil 2 – mais um jogo de zombies, a conferência da Sony fica marcada pelo primeiro trailer oficial do jogo. O destaque vai para a presença do protagonista Leon, claramente mais jovem naquela que foi a sua estreia na longa série. Ficou-se ainda a saber a sua data de lançamento: 25 de janeiro do próximo ano.

Tal como na conferência da Microsoft e da própria Square Enix, Kingdom Hearts 3 desfilou no ecrã da Sony com um novo trailer. Desta vez foram apresentados os Piratas das Caraíbas e Toy Story, no RPG que cruza as personagens e mundos da Disney, com os protagonistas dos jogos da produtora nipónica. Um título marcado para o dia 29 de janeiro, que começa a figurar-se como um arranque forte de novidades em 2019.

Outro jogo que os fãs da PlayStation, e sobretudo do produtor nipónico Hideo Kojima, mais antecipam é Death Stranding, um título de ação repleto de estrelas de Hollywood, tais como Norman Reedus e Mads Mikkelsen, assim como o envolvimento do cineasta Guillermo del Toro. Na conferência foi mostrado um pouco de gameplay, focado na personagem da estrela de The Walking Dead. Infelizmente o mistério permanece sem respostas do que se trata afinal o jogo, num mundo onde bebés e criaturas invisíveis extraterrestres se destacam.

Antes de fechar a apresentação, que durou sensivelmente uma hora, com Spider-Man, a Sony apresentava mais dois teasers surpresa: o primeiro foi a revelação de Nioh 2, o RPG sensação produzido pela Team Ninja. O segundo foi Déraciné, um jogo para realidade virtual da From Software, criadores da série Dark Souls.

Spider-Man chega em setembro e prepara-se para fazer as delícias dos fãs do aracnídeo, apresentando o super-herói a explorar Nova Iorque e a enfrentar criminosos. O novo vídeo mostrou mais um pouco da jogabilidade, focando-se sobretudo na exploração vertical, utilizando as suas teias de aranha. Deu tempo ainda de ver os seus principais arqui-inimigos em ação, entre eles, Electro, Scorpion e Rhino, para referir alguns.

E3 2018: FIFA 19 e novo jogo de Star Wars marcam conferência da Electronic Arts
E3 2018: FIFA 19 e novo jogo de Star Wars marcam conferência da Electronic Arts
Ver artigo

Sem muito espalhafato, mas com grande sobriedade, a Sony cumpriu o que já havia prometido, que era um foco nos seus principais títulos. Como se sabe, a Sony distribui as suas surpresas para os diversos eventos ao longo do ano, e para além da E3, a Gamescom, a Paris Games Week e a própria PlayStation Experience, são palcos onde costuma haver grandes revelações. Por isso é aguardar e começar a juntar dinheiro para as excelentes propostas que se avizinham na PS4.

Uma nota final para Dreams, o novo jogo da Media Molecule, que embora não tivesse direito a um trailer mconvencional, foi marcando presença ao longo da conferência através de pequenas aparições cheias de humor e momentos musicais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.