A E3, a principal montra da indústria dos videojogos arranca hoje oficialmente, abrindo a porta a milhares de jornalistas, e agora também ao público em geral, a fim de conhecer as grandes novidades para os próximos tempos. Como é tradição, as principais editoras antecipam o certame com conferências, num espetáculo de “vaidades” dos seus principais títulos, entre sequelas e revelações “inesperadas”. Este ano, ao contrário da Microsoft que basicamente meteu “toda a sua carne no assador”, a Sony optou por uma apresentação mais intimista, mostrando praticamente os títulos que já eram conhecidos e reservando apenas tempo para uma ou outra breve surpresa.
Os convidados presentes no evento foram conduzidos para um cenário que aludia uma igreja, tomando o palco Gustavo Santaolalla, desde logo aplaudido em antecipação ao que se esperaria que iria acontecer. De banjo na mão, o famoso compositor argentino sentou-se, e bem ao seu estilo debitou uma melodia que transportou rapidamente os espetadores para o horrorífico mundo de The Last of Us, neste caso a esperada sequela. Foi assim mostrado pela primeira vez um vídeo de gameplay, focando-se em Ellie, uma das protagonistas do primeiro capítulo, agora uma jovem adulta, como já se antecipava. O trailer destacou-se sobretudo pela violência deste mundo pós-apocalíptico onde a humanidade foi dizimada por um vírus que transformou grande parte da população numa espécie de zombies. A data de lançamento não foi ainda avançada, mas estima-se que seja no início de 2019.
Depois da apresentação de The Last of Us 2, o foco foi para um outro palco, desta vez equipado com um ecrã panorâmico gigante, sendo debitados breves trailers de novos títulos: Tetris Effect, uma nova versão do famoso jogo de Alexey Pajitnov para realidade virtual; Days Gone, mais um jogo de zombies da Sony que foi empurrado para o próximo ano; Twin Mirror é um dos novos jogos da Dontnod, criadores de Life is Strange e do recente Vampyr; e Beat Saber, a nova sensação de realidade virtual inspirada em Star Wars que também vai chegar ao dispositivo PS VR na PlayStation 4. Quem esteve presente no Moche XL Esports, no último fim-de-semana teve oportunidade de experimentar este divertido jogo rítmico. Os próximos conteúdos para Destiny 2 chegam em setembro, com a expansão Forsaken.
Depois de uma revelação surpreendente no ano passado, Ghost of Tsushima, o novo título da Sucker Punch teve direito a uma pequena amostra de gameplay. Para além dos cenários idílicos inspirados no Japão feudal, foi possível ver os combates com espadas viscerais entre samurais e mongóis. O jogo será uma aventura de ação com forte enfâse à exploração de “mundo aberto” e terá, como indiciou o vídeo, uma forte componente narrativa.
Antes de avançar pelo seu esperado catálogo, foi tempo de os espetadores terem direito à primeira surpresa da noite: um videojogo chamado Control, que desde os primeiros segundos não escondeu o toque da finlandesa Remedy Entertainment, a conhecida produtora de Max Payne e Quantum Break. O breve teasing mostrou elementos de ação em câmara lenta, objetos projetados como armas, e toda uma áurea de mistério que caracterizam os títulos da produtora.
Embora não fosse propriamente uma surpresa, pois já se sabia que a Capcom estava a reconstruir Resident Evil 2 – mais um jogo de zombies, a conferência da Sony fica marcada pelo primeiro trailer oficial do jogo. O destaque vai para a presença do protagonista Leon, claramente mais jovem naquela que foi a sua estreia na longa série. Ficou-se ainda a saber a sua data de lançamento: 25 de janeiro do próximo ano.
Tal como na conferência da Microsoft e da própria Square Enix, Kingdom Hearts 3 desfilou no ecrã da Sony com um novo trailer. Desta vez foram apresentados os Piratas das Caraíbas e Toy Story, no RPG que cruza as personagens e mundos da Disney, com os protagonistas dos jogos da produtora nipónica. Um título marcado para o dia 29 de janeiro, que começa a figurar-se como um arranque forte de novidades em 2019.
Outro jogo que os fãs da PlayStation, e sobretudo do produtor nipónico Hideo Kojima, mais antecipam é Death Stranding, um título de ação repleto de estrelas de Hollywood, tais como Norman Reedus e Mads Mikkelsen, assim como o envolvimento do cineasta Guillermo del Toro. Na conferência foi mostrado um pouco de gameplay, focado na personagem da estrela de The Walking Dead. Infelizmente o mistério permanece sem respostas do que se trata afinal o jogo, num mundo onde bebés e criaturas invisíveis extraterrestres se destacam.
Antes de fechar a apresentação, que durou sensivelmente uma hora, com Spider-Man, a Sony apresentava mais dois teasers surpresa: o primeiro foi a revelação de Nioh 2, o RPG sensação produzido pela Team Ninja. O segundo foi Déraciné, um jogo para realidade virtual da From Software, criadores da série Dark Souls.
Spider-Man chega em setembro e prepara-se para fazer as delícias dos fãs do aracnídeo, apresentando o super-herói a explorar Nova Iorque e a enfrentar criminosos. O novo vídeo mostrou mais um pouco da jogabilidade, focando-se sobretudo na exploração vertical, utilizando as suas teias de aranha. Deu tempo ainda de ver os seus principais arqui-inimigos em ação, entre eles, Electro, Scorpion e Rhino, para referir alguns.
Sem muito espalhafato, mas com grande sobriedade, a Sony cumpriu o que já havia prometido, que era um foco nos seus principais títulos. Como se sabe, a Sony distribui as suas surpresas para os diversos eventos ao longo do ano, e para além da E3, a Gamescom, a Paris Games Week e a própria PlayStation Experience, são palcos onde costuma haver grandes revelações. Por isso é aguardar e começar a juntar dinheiro para as excelentes propostas que se avizinham na PS4.
Uma nota final para Dreams, o novo jogo da Media Molecule, que embora não tivesse direito a um trailer mconvencional, foi marcando presença ao longo da conferência através de pequenas aparições cheias de humor e momentos musicais.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários