Segunda metade de 2010 é a data apontada pela Google para lançar o seu próprio sistema operativo para PCs, uma plataforma que irá competir com a da líder Microsoft no mercado de netbooks, revela uma entrada no blog da empresa.

Já nos próximos dias devem começar a ser anunciados os nomes dos fabricantes que entretanto assinaram acordos para trabalhar com a empresa do motor de busca mais popular do mundo, nesta plataforma suportada em Linux.

No final do ano a Google pretende mostrar a interface deste Chrome SO, de acordo com declarações de uma responsável da empresa, citada pela IDG News. Também antes do final do ano fica disponível para programadores o código-fonte da plataforma.

A mesma responsável adianta que vão existir diferenças significativas entre o Chrome SO e o Android, já que este foi desenvolvido para pequenos dispositivos móveis e netbooks, enquanto o Chrome vai funcionar em várias tipos de equipamentos, desde netbooks até desktops.

Na declaração online a Google não vai tão longe nas especificações relativamente aos equipamentos que podem ter suporte no seu novo sistema operativo, referindo-se sobretudo ao mercado de netbooks.

Analistas consultados por vários canais de tecnologia internacionais acreditam que a entrada da Google no domínio dos sistemas operativos para PC será uma forte ameaça para a Microsoft, mas sublinham a força da base instalada da empresa neste mercado.

Esta é uma realidade diferente daquela que a Google encontrou na área dos dispositivos móveis, onde embora existam líderes destacados há, de modo geral, menor maturidade das plataformas disponíveis e uma concorrência mais aguerrida.

Pela declaração online da Google sabe-se ainda que o sistema operativo pretende ser leve, com uma interface simples e que remete para a Internet muitas das funcionalidades disponíveis.