Segundo dados da IDC, o headset de realidade virtual da Meta, o Oculus Quest 2 atingiu as 14,8 milhões de unidades vendidas. O headset teve um crescimento de vendas de 97% em 2021 e só no primeiro trimestre de 2022 o número cresceu 242%. Francisco Jerónimo, vice-presidente associado da IDC, referiu que o Oculus Quest 2 já é considerado o headset de realidade virtual mais bem-sucedido do mercado.

Francisco Jerónimo refere que o equipamento vendeu quase 15 milhões de unidades desde o seu anúncio em setembro de 2020, durante o Facebook Connect 7, contribuindo para a adoção do consumidor e crescimento do mercado de realidade virtual.

Ao SAPO TEK, o analista refere que no primeiro trimestre do ano foram vendidas 3.365 unidades, sendo um crescimento de 683% face ao mesmo período homólogo do ano passado. "Apesar do crescimento, o mercado continua muito pequeno em unidades vendidas", salienta Francisco Jerónimo. A Meta detém 92% das vendas feitas, seguindo-se a DPVR com 6% e a HTC com 1%.

Cenário ainda pior no que diz respeito aos sistemas de realidade aumentada, que em Portugal se vendeu apenas 13 unidades neste mesmo período, sendo a Microsoft o principal fornecedor de equipamentos com 43% das vendas. "O mercado é insignificante em dimensão. Não conhecemos nenhum grande deployment desta tecnologia. As compras são apenas para empresas de desenvolvimento, a maioria a fazer projetos internacionais", disse o analista ao SAPO TEK.

Em termos comparativos globais, o headset PSVR da PlayStation vendeu apenas 6 milhões de unidades desde o seu lançamento em 2016, salienta o Android Central. Com menos tempo no mercado, o equipamento da Meta vendeu mais do dobro que o sistema da Sony.

Veja na galeria imagens do Quest 2

Devido à sua natureza autónoma, por fazer o processamento no próprio headset, o Quest 2 é considerado uma consola, sendo elogiado pelo seu catálogo de jogos com grande qualidade. A IDC afirma mesmo que o Quest 2 atingiu a marca dos 10 milhões de unidades vendidas antes da Xbox. No final de 2021, as duas consolas Xbox Series S|X, tinham cerca vendido cerca de 11,4 milhões de unidades, basicamente o mesmo número do Oculus Quest 2.

Sony mostra o design do seu novo headset de realidade virtual PlayStation VR2
Sony mostra o design do seu novo headset de realidade virtual PlayStation VR2
Ver artigo

Há boas espectativas de crescimento do mercado dos headsets de realidade virtual, sobretudo com o lançamento da segunda geração do PS VR da Sony, ainda sem data anunciada; uma novo sistema da Meta, o Quest Pro, e claro, a possibilidade da Apple também entrar no mercado com o seu equipamento.