Já há mais de um ano que se começaram a ouvir rumores sobre a intenção da estrutura acionista do Facebook retirar responsabilidades a Mark Zuckerberg. Na altura, alegava-se que a independência da empresa estava comprometida pelo facto de este acumular as funções de presidente executivo e presidente do conselho de administração. O caso da Cambridge Analytica acabou por trazer as derradeiras “achas para a fogueira”.

O escândalo envolvendo a aquisição não autorizada de dados de mais de 50 milhões de utilizadores acaba de “empurrar” Mark Zuckerberg para fora da presidência da rede social, “por tempo indeterminado, até que todas as responsabilidades sejam apuradas”, refere-se num comunicado assinado pelos acionistas do Facebook, entre os quais estão os cofundadores Eduardo Saverin, Chris Hughes e Dustin Moskovitz. Só com todas as conclusões na mão se irá decidir o destino final do mentor do Facebook.

A decisão acontece depois de uma desvalorização de vários milhares de milhões em bolsa, de múltiplos pedidos de esclarecimento, acompanhados de outras tantas investigações e processos legais. Embora Mark Zuckerberg se tenha desfeito em desculpas (por mais do que uma vez), e a equipa já tenha apresentado esclarecimentos e conselhos e reforçado as opções de segurança, o movimento #DeleteFacebook não pára de crescer, com “nomes sonantes” como a Tesla, a SpaceX e mesmo Playboy a eliminarem as suas páginas na rede social.

Com Mark Zuckerberg “suspenso”, os próximos capítulos desta novela que ainda parece estar longe de acabar rodam em volta do substituto, ou substitutos para os cargos que este ocupava até agora. Os rumores apontam para Eduardo Saverin para presidente do conselho de administração, havendo quem fale de Cameron Winklevoss, um dos gémeos Winklevoss, que alegam ter tido a ideia original que serve de base ao Facebook, como presidente executivo.

Nota da Redação: Depois das últimas complicações no Facebook esta notícia podia ser verdade mas... não é. Esta foi a nossa brincadeira de 1 de Abril, como vários leitores perceberam, assinalando também mais uma Páscoa.

Aproveite e recorde algumas das mentiras de 1 de Abril do SAPO TEK e as brincadeiras que algumas tecnológicas gostam de fazer para assinalar este dia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.