Está online o Portal do Centenário da República, um espaço criado para divulgar e disponibilizar informação sobre o programa de comemorações do Centenário da República (1910-2010).

O novo site foi desenvolvido numa parceria entre a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR) e a PT, através do SAPO, e quer constituir-se como uma ferramenta de comunicação e diálogo com o cidadão sobre as iniciativas que irão assinalar por todo o país a importante data.

"Temos muitio orgulho em participar neste projecto que ajudámos a desenvolver e que vai funcionar como repositório de informação, não só relativa às comemorações, mas também em termos históricos", referiu Zeinal bava, durante a apresentação do portal à imprensa, acrescentando que o mesmo vai aproveitar todos os recursos da PT como "empresa multiplataforma".

A intenção é que o novo site proporcione um relacionamento multicanal aos seus utilizadores, que poderão comunicar não só através da Internet, mas também por telemóvel, via SMS e MMS.

De momento é apenas possível visualizar a informação disponibilizada, mas no início do ano lectivo começarão a ser adicionadas funcionalidades de participação, nomeadamente a possibilidade de fazer comentários.

A interactividade evoluirá depois para outras formas, uma fase que estará concluída até ao final do ano e que incluirá funcionalidades como o upload de imagens ou a georefrenciação dos conteúdos carregados ou enviados pelos utilizadores.

De visita ao Portal do Centenário

Na visita ao site destacam-se, no menu do canto superior esquerdo, as três grandes secções em que este se divide, a saber, a Galeria Multimédia, que acolherá todas as imagens e vídeos relacionados com os eventos; os Roteiros Republicanos, um mapa de conteúdos georeferenciados com os locais e monumentos relacionados com a República; e o Programa Oficial, onde se mostram os eventos das comemorações.

A homepage acolhe também as notícias, assim com destaques informativos, a par da secção "Faz hoje cem anos que…", com referências históricas, e da agenda de eventos em forma de calendário.

"Com o portal queremos contribuir para revalorizar as ideias cívicas de República e para um renovar a relação entre os cidadãos com a sua história", referiu Artur Santos Silva, presidente da CNCCR, acrescentando que o site será um instrumento "fundamental" para divulgar o que está a ser feito, bem como para o trabalho "nas escolas e com as escolas".