O isolamento social e quarentenas impostas em diversos países devido à COVID-19 têm tido um grande impacto no aumento da utilização dos serviços de videoconferência. Com o teletrabalho a tornar-se realidade para muitas pessoas, as plataformas que permitem que as equipas ou amigos e familiares se mantenham em contacto têm sido a opção.

Existem muitas alternativas, de que temos dado conta no SAPO TEK, mas o Hangouts Meet, Microsoft Teams, Slack e Zoom são os que têm maior expressão.

Apesar de algumas empresas não divulgarem números de utilizadores, a verdade é que a pandemia de COVID-19 tem levado ao crescimento das quatro plataformas. O Zoom é talvez o caso com mais sucesso, depois de em fevereiro a plataforma ter ganho mais utilizadores em 2020 do que ao longo de todo o ano passado. Já o Slack anunciou esta semana que bateu o recorde de maior número de utilizadores online, em simultâneo, na sua plataforma de comunicação.

Hangouts Meet

Mesmo sem terem sido divulgados números dos utilizadores em concreto, sabe-se que a plataforma Hangouts Meet, semelhante ao Google Hangouts mas para empresas, nas duas últimas semanas registou um aumento de reuniões diárias de 60%. Na publicação de 31 de março, o CEO da Google Cloud, Thomas Kurian, garantiu que o uso diário da plataforma é 25 vezes superior ao de janeiro deste ano.

Microsoft Teams

A 19 de março a Microsoft revelou que o Microsoft Teams ganhou mais de 12 milhões de utilizadores numa semana. Os 44 milhões de membros geraram 900 minutos de reuniões online em apenas sete dias, revela. O número simboliza um crescimento de 37,5% desde 11 de março, altura em que rondava os 32 milhões de utilizadores. Ao todo, o número de membros da plataforma mais do que duplicou desde novembro de 2019, quando de registaram 20 milhões. Estes dados podem ajudar a explicar o facto de a plataforma ter estado em baixo na Europa durante algumas horas a 16 de março.

Slack

O Slack registou a 25 de março um recorde. Ao todo estiveram 12,5 milhões de utilizadores online ao mesmo tempo. O número já tinha rondado as dezenas de milhões duas vezes no mês passado, nomeadamente no dia 10, com 10 milhões de utilizadores, e no dia 16, com 10,5 milhões. O recorde da plataforma tinha sido estabelecido em outubro passado, quando atingiu os 12 milhões.

Zoom

De acordo com os últimos dados disponíveis, divulgados pela CNBC a 26 de fevereiro, a plataforma Zoom já ganhou mais utilizadores em 2020 do que ao longo de todo o ano passado. A informação deste ano é que a plataforma conta com 12,92 milhões de utilizadores ativos, mais 21% do que no final de 2019.

Quando se trabalha por casa são necessários cuidados extras no que toca à garantia da segurança. Apesar de já não o fazer, a versão iOS da plataforma Zoom, por exemplo, foi acusada de transferir dados dos utilizadores para o Facebook.

Veja ainda outras alternativas nas aplicações que permitem manter videochamadas com vários utilizadores em simultâneo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.