Novo design, nova identidade, mais serviços e um assistente inteligente para ajudar os cidadãos a encontrarem o que precisam são algumas das novidades que o Governo hoje apresenta na sua face mais pública, o portal dirigido aos cidadãos que agora assume um novo nome. Chama-se ePortugal e substitui o Portal do Cidadão, que foi lançado em 2004 para agregar e tornar mais visíveis os serviços públicos online.
O lançamento do portal está marcado para esta tarde mas o ePortugal já está online e pode ser acedido por todos os utilizadores, enquanto o Portal do Cidadão está com manutenções técnicas desde ontem.
Entretanto já estão a ser divulgadas algumas das novidades do novo "Portal de Serviços Digitais da Administração Pública", que pretende ser "mais intuitivo, mais acessível, mais interativo e mais personalizável", com acesso a serviços e informações para cidadãos e empresas, apresentadas numa linguagem simples e clara, e com resposta ao utilizador através do SIGMA, um assistente virtual de apoio à navegação que recorre a inteligência artificial, e o Click to Call, que permite a qualquer momento solicitar o contacto via email ou telefone.
O Portal do Cidadão tinha sido alvo de uma grande remodelação em 2015, com foco na pesquisa "à moda da Google" e na simplificação da informação, com base em eventos de vida. A TSF adianta hoje que o novo Portal do Cidadão quer ter um milhão de utilizadores, ultrapassando uma fraca utilização que é registada dos serviços em linha e triplicando os atuais 320 mil utilizadores do portal.
O secretário de Estado da Modernização adiantou à mesma fonte que, em 2018, foram pedidas 750 mil revalidações de cartas de condução, mas menos de 10% foram por via eletrónica. O mesmo se passou com os pedidos de registo criminal: houve quase um milhão de pedidos em 2018, mas pouco mais de 6% foram feitos online.
Apesar de Portugal estar bem qualificado na disponibilidade de serviços online, sendo o trabalho de modernização reconhecido por várias entidades e colocando o país nos tops dos mais avançados, a fraca utilização é ainda um dos obstáculos a ultrapassar.
Renovar Cartão de Cidadão e pedir senhas online
Através do portal estão disponíveis 1.200 serviços para os cidadãos e 1.300 serviços para as empresas, conjugando informação que estava dispersa no Portal do Cidadão, Mapa do Cidadão, Portal das Empresas, e conjugando a agenda do cidadão, a bolsa de documentos e o diretório de aplicações móveis.
O pedido de senhas online para aceder aos serviços públicos fica também disponível no ePortugal, permitindo aos utilizadores marcar previamente no telefone ou computador o atendimento nas 54 lojas do cidadão existentes, e dispensando agora o uso da aplicação Mapa do Cidadão, que era autónoma. Renovar o Cartão de Cidadão, pedir uma certidão ou a Carta de Condução são alguns dos serviços que pode agendar, recebendo depois a indicação do tempo de espera e do número de senhas que falta atender.
Há ainda uma nova página dos Tribunais que beneficia das mudanças do projeto Tribunal + do Ministério da Justiça e permite saber como está o atendimento nas secretarias e qual o estado das diligências em 28 tribunais de todo o país, em tempo real. Até final do primeiro semestre a solução será alargada a 50 tribunais, abrangendo todas as comarcas e tribunais de média e grande dimensão.
A utilização das soluções de identificação é um dos pontos essenciais no acesso aos serviços online e apesar do baixo número de cidadãos que usam a assinatura digital do Cartão de Cidadão, a Chave Móvel tem tido mais sucesso pela facilidade de utilização, contando já com mais de 300 mil utilizadores.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação e imagens. Última atualização 11h29.
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