Se a Europa se vir forçada a responder a uma nova política fiscal dos Estados Unidos com a região e a novas taxas de importação, as grandes tecnológicas como a Google, Meta, Apple e Microsoft podem ser as principais visadas no "contra-ataque".
A Comissão Europeia olha com preocupação para as transações de ecommerce de baixo valor com origem em plataformas como a Temu e a Shein e pede a remoção das isenções das taxas alfandegarias relativas a encomendas abaixo dos 150 euros.
Os processos da Epic Games contra a Apple e a Google arrastam-se na justiça, sem que as decisões, amplamente diferentes para as suas empresas, sejam completamente cumpridas. Agora é a Google a tentar reverter as penalizações por ter sido considerada um monopólio no Android.
A plataforma chinesa de inteligência artificial (IA) DeepSeek anunciou hoje uma campanha de recrutamento com ofertas que superam os 150.000 dólares (144.000 euros) por ano, após ter alcançado sucesso a nível mundial no seu lançamento.
O programa da Fortinet já formou quase 20.000 pessoas nos 27 países da União Europeia, consistindo em cinco níveis e 12 certificações, dos fundamentos da cibersegurança ao nível superior.
A China anunciou a abertura de investigação à Google por alegadas práticas de monopólio, ao mesmo tempo que aplicou tarifas a produtos dos Estados Unidos para responder à subida das taxas de 10% aplicadas às importações chinesas por Donald Trump.
A província canadiana de Ontário suspendeu um contrato de 100 milhões de dólares (96,5 milhões de euros) com o serviço de Internet por satélite Starlink, do milionário Elon Musk, em represália às tarifas impostas contra o Canadá.
No dia 2 de fevereiro começaram a ser aplicadas as regras que dizem respeito à definição de sistema de IA, à literacia em IA e aos casos de uso proibidos na UE por acarretarem riscos inaceitáveis.
A legislação aprovada em 2023 na região tem levantado dúvidas sobre a extensão das proteções previstas para quem tem moedas digitais estáveis, indexadas a moedas oficiais, no momento do resgate. A Comissão já está a avaliar a questão.
Estão a ser feitos os preparativos finais para mais uma edição Mobile World Congress. A inteligência artificial promete ser a principal tendência do evento, desde as novidades de aplicações para os smartphones às conferências sobre o futuro da tecnologia.
Portugal mantém-se competitivo no sector tecnológico, com salários em alta, flexibilidade laboral como trunfo e IA a moldar o futuro, enquanto cidades fora de Lisboa e Porto ganham destaque. As conclusões são de um estudo da Damia.
A Comissão Europeia adoptou hoje o seu quinto programa de trabalho no contexto do Fundo Europeu de Defesa, que destina mais de mil milhões de euros para projetos colaborativos de I&D, apoiando o desenvolvimento de tecnologias de defesa e de capacidades críticas.
Os resultados financeiros de 2024 da SAP mostram uma subida das receitas globais e a consolidação da estratégia de cloud, com impacto significativo em Portugal, onde a empresa tem projetos de transformação digital em diversas indústrias.
A Meta nunca assumiu que se fosse hoje faria diferente, mas depois de várias outras medidas que parecem talhadas para agradar ao novo presidente americano, terá assinado também um acordo para acabar com o processo judicial interposto por Trump pela expulsão do Facebook. E vai pagar a conta.
A abertura do novo escritório nos EUA é um passo estratégico na expansão global da Critical Software, com o objetivo de fortalecer capacidades no sector medtech.
Von der Leyen diz que a Europa não acompanhou o ritmo de outras grandes economias devido a uma diferença persistente no crescimento da produtividade. Bruxelas pretende reverter cenário com a nova estratégia de financiamento.
Um relatório MuleSoft, empresa do ecossistema Salesforce, aponta que os líderes de Tecnologia de Informação já implementaram ou planeiam introduzir agentes de IA nas suas operações. Mas existem desafios na integração dos dados.
A inteligência artificial abre um novo mundo de oportunidades às empresas na capacidade de personalizar as experiências dos clientes e a maior parte está disposta a pagar por isso. Segundo a IDC, 30 mil milhões de dólares em 2027.
A empresa não comenta, mas o presidente americano garante que a Microsoft está na corrida à compra do TikTok e se assim for é uma história que se repete. Trump também assume que gostaria de ver uma disputa acesa pela compra da plataforma.
Embora a inteligência artificial generativa esteja a condicionar os gastos em TI, não é um investimento direto, passando antes por segmentos como data centers, dispositivos e software, relacionados com atualizações de hardware ligadas à tecnologia.
A capacidade da DeepSeek para reduzir custos e gerar mais eficiência está a redefinir as regras do jogo da IA. A longo prazo, o impacto da startup chinesa pode ser revolucionário, tanto para o mercado como para o acesso global a tecnologias de inteligência artificial.
Na primavera é certo que haverá um desfecho para o caso do TikTok nos Estados Unidos, só ainda não é possível antecipar qual, embora pareçam perfilar-se vários compradores para dar corpo à nova proposta de Trump, uma de uma parceria 50/50. Problema: a lei não prevê esta opção, mas também não estava