Apresentado em junho, o programa ComércioDigital.pt foi esta quarta-feira, oficialmente, “para a estrada”, com o arranque de um roadshow que vai percorrer Portugal de lés a lés em 150 sessões. A primeira aconteceu em Leiria, esta quarta-feira.
A intenção da ACEPI e da Confederação do Comércio de Portugal (CCP), promotoras da iniciativa, é levar para a internet 50 mil micro e pequenas e médias empresas portuguesas, principalmente do sector do comércio e dos serviços "de proximidade", até 2020.
O programa "é necessário", sublinhou o presidente da ACEPI, tendo em conta dados recentes que mostram que há uma grande fatia de empresas portuguesas, maioritariamente de menor dimensão, que continua afastada das ferramentas digitais, o que tem impacto na sua competitividade, mas também na posição de Portugal nos rankings da economia digital.
"É como se não existissem", tinha referido Alexandre Nilo Fonseca, num encontro com a imprensa, em Lisboa, há uns dias, ideia que voltou a partilhar no Teatro Miguel Franco, esta manhã. "60% das nossas empresas não estão no Google Maps, não têm sequer uma página no Facebook".
As micro e pequenas e médias empresas que já aderiram ou venham a aderir ao ComércioDigital.pt terão direito a um voucher com um serviço “3 em 1” gratuito durante um ano, com acesso a uma ferramenta de construção e alojamento de site, um domínio registado em .pt e caixas de correio eletrónico.
O programa dá ainda acesso a outros serviços de apoio à digitalização, como ligação à internet e serviços de telecomunicações, marketing e publicidade digital, logística e distribuição.
A partir do site oficial passa também a estar disponível o acesso a uma Academia, "com cursos simples e práticos de 10/15 minutos" sobre diferentes áreas e aspectos relacionados com a presença online.
O roadshow iniciado hoje, vai passar por diversas zonas do país, com 150 sessões de informação previstas. O programa vai sendo atualizado em www.comerciodigital.pt/pt/roadshow.
Presente na sessão de abertura, esta quarta-feira em Leiria, o ministro Adjunto e da Economia classificou o programa ComércioDigital.pt como ambicioso, pelo objetivo de chegar a 50 mil pequenas empresas e oferecer-lhes uma presença digital, “criando as condições e apoiando-as na passagem para o mundo onde estão os consumidores do futuro”.
Pedro Siza Vieira acrescentou que além de ambicioso, é importante pelo destaque que coloca no sector do comércio e serviços, “porque este é o sector que mais pesa no produto interno bruto”, lembrou.
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