Os European Enterprise Awards galardoaram o projecto "Empresa na Hora" com o prémio europeu de iniciativa empresarial na categoria de "redução de burocracia". No total foram recebidas mais de 400 candidaturas aos prémios, tendo o júri distinguido em Bruxelas seis projectos empresariais entre as 13 propostas finalistas.



O vencedor do Grande Prémio Europeu de Iniciativa Empresarial 2006, o mais esperado, foi atribuído a um projecto finlandês, "protagonizado por 36 organizações públicas", que consiste numa estratégia para fazer do centro da Finlândia uma região mais propícia ao empreendedorismo", escreve o Jornal de Negócios citando a Lusa.



Foram ainda atribuídas as distinções nas categorias Apoio à Iniciativa Empresarial, Investimento Humano, Iniciativa Empresarial Responsável e Vanguarda da Iniciativa Empresarial.



Citado pela mesma fonte, o comissário europeu para a área das Empresas e Indústria afirmou que as propostas galardoadas são a prova de que "as instituições públicas e as empresas podem trabalhar em conjunto para produzir ideias inovadoras e criar novos empregos".



O projecto "Empresa na Hora" permite que qualquer cidadão, independentemente da sua localização geográfica, possam formar uma empresa no momento a partir das conservatórias do registo comercial ou nos postos de atendimento do Registo Comercial nos Centros de Formalidades das Empresas.



Os European Enterprise Awards foram lançados em 2005 e têm como missão a avaliação e reconhecimento de projectos promovidos por autoridades locais para apoiar o empreendedorismo regional de todos os países da UE.

Notícias Relacionadas:

2006-02-11 - Iniciativa "Empresa na Hora" recebe 2.827 inscrições em seis meses

2005-11-24 - Registo de domínio para Empresa na Hora garantido pela FCCN e gerido pelo ITIJ