Os números de Junho da Gartner duplicam as estimativas de quebra no investimento em TI, confirmando a recessão esperada nos investimentos das empresa, fruto da crise económica mas também das flutuações da moeda.

A consultora adianta agora que este ano se devem gastar menos 2 mil milhões de dólares, numa quebra de 6%. A previsão inicial da Gartner para este ano já apontava para uma quebra no investimento, mas mais modesta, de apenas 3,8%, um número avançado em Março.

O investimento em TI deverá este ano situar-se nos 3,2 mil milhões de dólares, quando em 2008 os valores foram de 3,4 mil milhões. No ano passado o sector registou um crescimento de 6,2% face a 2007, mas as perspectivas são agora mais negras.

As quebras não se fazem sentir apenas no investimento das empresas mas também dos particulares, com o índice de confiança em baixo. A compra de hardware é a que regista um maior decréscimo, com quebras que se elevam a 16,3%, embora o software, serviços de TI e telecomunicações também não escapem ao cenário negro.

A consultora nota que mesmo em 2001, a quebra não foi homogénea nos quatro sectores acompanhados nesta análise, o que dá a esta crise novos contornos.

Apesar destes números, a Gartner acredita que em 2010 os investimentos em TI vão recuperar, mas devagarinho. O investimento deverá aumentar 2,3% no próximo ano com o aumento da confiança das empresas e particulares.