A Microsoft e o grupo Ribera, gestor do Hospital de Cascais, estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de tecnologia na área da saúde, nomeadamente soluções baseadas em inteligência artificial generativa e machine learning.

O acordo, assinado entre Elisa Tarazona, CEO do grupo Ribera, e Alberto Granados, presidente da Microsoft em Espanha, envolve projetos de investigação e testes de soluções para a modernização e transformação de processos de história clínica e de recolha de dados, informação médica, entre outros, que vão aplicar-se a todas as unidades de saúde do grupo, explicam as duas empresas em comunicado.

“Estas soluções inovadoras têm o potencial de reduzir a fadiga administrativa, libertando tempo valioso do pessoal de saúde, permitindo-lhes concentrar-se e dedicar mais tempo ao atendimento ao utente”, refere a nota enviada às redações.

A Ribera faz parte do programa global Microsoft 365 Copilot Early Access, para o uso de IA generativa. O Copilot integra no ambiente de produtividade Microsoft aplicações que os profissionais usam no dia-a-dia, ajudando-os no seu fluxo de trabalho e libertando-os das tarefas repetitivas para que possam concentrar-se mais no seu objetivo final, sublinha-se.

Universidade de Coimbra em projeto europeu para analisar o impacto do uso de IA em instituições públicas
Universidade de Coimbra em projeto europeu para analisar o impacto do uso de IA em instituições públicas
Ver artigo

Neste momento, estão a ser definidos grupos funcionais e de processos onde o Copilot poderá ajudar a otimizar a forma como trabalham, avaliando o seu impacto, tanto ao nível dos processos administrativos como das potenciais tarefas dos grupos ou especialidades de trabalho clínico.

O acordo assinado entre a Microsoft e a Ribera envolve também a colaboração com a Futurs, empresa tecnológica do grupo, que passa assim a ser parceira da Microsoft. O objetivo do Futurs “é dar uma resposta ótima e abrangente às necessidades da população, transformando a saúde através da inovação e da tecnologia”.

A Futurs desenvolve soluções próprias e projetos de co-inovação, e oferece serviços de consultoria estratégica, desenvolvimento e operações de TI para instituições de saúde, tanto em Espanha como nos países em que opera, incluindo Portugal.

Dados sobre cancro da mama vão ser partilhados na cloud com infraestrutura segura criada por cientistas da Fundação Champalimaud
Dados sobre cancro da mama vão ser partilhados na cloud com infraestrutura segura criada por cientistas da Fundação Champalimaud
Ver artigo

Adicionalmente, a parceria inclui a aposta no desenvolvimento de projetos de saúde digital em diversas frentes, como a implementação de vídeoconsulta através de soluções como Microsoft Teams, e a modernização de plataformas e processos administrativos, logísticos e de gestão para o pessoal interno da Ribera.

As duas empresas também têm planos de interação com o ecossistema de parceiros e startups do setor da saúde, que passam, por exemplo, pela realização de workshops para avaliar soluções fornecidas em resposta às necessidades identificadas e aconselhamento e orientação no âmbito dos programas oferecidos pela Microsoft para startups e scale-ups que trabalham na área da saúde.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.