Depois de ter apresentado resultados financeiros que ficaram aquém das expectativas no último trimestre, a Meta despediu 11.000 trabalhadores e optou por deixar pelo caminho alguns projetos. Apesar de muitos olharem para a aposta no metaverso como arriscada, a empresa de Mark Zuckerberg não quer desistir dela e compromete-se a manter o investimento na área.

Andrew Bosworth, Chief Technology Officer (CTO) da Meta, afirma que 20% das despesas da empresa correspondem a investimentos no Reality Labs, o laboratório de investigação da tecnológica, visto como um dos segmentos mais importantes para o desenvolvimento do metaverso.

De acordo com Andrew Bosworth este nível de investimento é para ser mantido em 2023. “É um nível de investimento que consideramos fazer sentido para um empresa que se compromete a manter à frente de uma das indústrias mais competitivas e inovadoras”, defende o responsável.

os restantes 80% das despesas da gigante tecnológica correspondem a investimentos no core business, composto pelo seu ecossistema de redes sociais e apps de mensagens, detalha o CTO.

A publicação surge depois de John Carmack, CTO consultor da divisão de realidade virtual da Meta, ter deixado o cargo na semana passada. Como avança o website Business Insider, o antigo responsável terá deixado claro numa carta de despedida que estava “cansado de lutar” contra a Meta, apontando a falta de eficiência como um dos grandes problemas da empresa.

Recorde-se que, em outubro, a Meta revelou ao mundo o novo headset Meta Quest Pro, que, segundo a empresa, foi feito para a criatividade e colaboração, prometendo trazer mais vida ao seu metaverso.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Apesar da aposta na realidade virtual e na construção do metaverso, o processo não parece correr como a gigante tecnológica esperava e, também em outubro, uma reportagem do Wall Street Jornal revelou que o número de utilizadores ativos do Horizon Worlds ficou bem abaixo das projeções da empresa.

Embora esperasse alcançar a marca dos 500.000 utilizadores ativos mensais até ao final deste ano, revendo mais tarde as suas projeções para 280.000, documentos demonstraram que o verdadeiro número se encontrava abaixo dos 200.000.