A assinalar o Dia da Mulher a Comissão Europeia divulga hoje um conjunto de dados sobre a presença do sexo feminino no mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação. Os números mostram que em 1998 25 por cento das mulheres com formação superior escolhiam áreas ligadas à informática. Desde então, essa percentagem caiu 3 por cento fixando-se em 2006 nos 22 por cento, o que compara negativamente com os 27 por cento registados no Canadá, ou os 28 por cento verificados nos Estados Unidos.



Dentro da própria União Europeia os números divergem amplamente com países como o Luxemburgo com apenas 6 por cento das mulheres com formação superior a apostar nas TIC, contra 41 por cento das licenciadas a escolher esta área na Lituânia.



Entre as mulheres com formação na área do TIC apenas uma pequena percentagem acaba por fazer carreira na área. No que se refere às empresas de telecomunicações, que o comunicado da CE cita como exemplo, apenas 34 por cento empregam mulheres nos quadros de direcção. Nas 14 maiores empresas de TIC a percentagem de mulheres em cargos de direcção também não vai além dos 10 por cento.



Os números apurados para o sexo feminino espelham a realidade europeia, no seu contexto global. Embora o sector das TIC contribua em 5,3 por cento para o Produto Interno Bruto da União Europeia e represente 4 por cento do emprego na região, o seu crescimento médio mantém-se abaixo das expectativas, sobretudo no que diz respeito aos recursos humanos disponíveis.



Entre 1998 e 2004 o número de recursos europeus com qualificação na área das TIC aumentou 133 por cento, número que mesmo assim deixa a Europa atrás de outras regiões do globo como os Estados Unidos ou a Coreia.



As previsões da CE apontam para que até 2010 haja uma queda de 300 mil recursos qualificados nas TIC. Para ajudar a inverter a tendência é lançada hoje uma iniciativa dirigida ao sexo feminino que tem como objectivo partilhar exemplos de mulheres de sucesso na área das TIC. A par com esta iniciativa arrancou um estudo para perceber melhor a presença das mulheres nas TIC. Os resultados devem surgir em Outubro de 2007.



Notícias Relacionadas:

2007-02-22 - Capital de risco, despesas TIC e uso organizacional da inovação com nota positiva para Portugal