As notícias sobre o grande crescimento de distribuição de iPhones no último trimestre de 2019, que inclui a época natalícia, tornaram-se frequentes em 2020. Mas agora a Gartner divulga estimativas do número de telemóveis vendidos das principais empresas de smartphones em todo o mundo. A especialista destaca o regresso ao crescimento das vendas do iPhone no último trimestre, de 7,8%, depois da queda de quatro trimestres consecutivos.

Apesar do crescimento da Apple, a Samsung continua a vender mais smartphones, com cerca de 70 milhões de unidades, seguida da Apple, que ronda os 69 milhões. A Huawei arrecada o terceiro lugar do pódio, sendo que no top cinco, a empresa da maçã e a Xiaomi foram as únicas a verem o número de smartphones vendidos aumentar. No entanto, quando analisado todo o ano de 2019, a Huawei surge em segundo e a Apple em terceiro lugar na tabela.

Unidades de smartphones vendidos a nível global por marcas
Fonte: Gartner

De acordo com Annette Zimmermann, vice-presidente de investigação da Gartner, o crescimento de iPhones vendidos deve-se a "uma ligeira queda nos preços dos iPhones 11, em comparação com o iPhone XR, e a outras reduções de preços de modelos anterior". De acordo com a consultora, as vendas de iPhones foram particularmente fortes na China, crescendo 39% no último trimestre de 2019. O mercado da Apple também registou um aumento no Reino Unido, França, Alemanha, Brasil e Índia. Por isso, não será de estranhar que em outubro de 2019 a Apple tenha aumentado a produção do iPhone 11 devido à procura mais elevada do que a oferta esperada.

E os resultados financeiros também são bons indicadores. A Apple divulgou no início do ano os resultados do seu último trimestre, tendo registado lucros de quase 92 mil milhões de dólares, superando as suas próprias expetativas, catapultando o valor das suas ações para um novo recorde. A oferta de wearables da marca, nomeadamente os AirPods e Apple Watch traduziram-se num grande sucesso no trimestre anterior, estimulando a procura de iPhones na época natalícia.

Apple aumenta produção do iPhone 11 devido a procura mais elevada do que esperava
Apple aumenta produção do iPhone 11 devido a procura mais elevada do que esperava
Ver artigo

De acordo com a consultora, em 2019 as vendas globais de smartphones caíram 0,4% em 2019 face a 2018. No entanto, a queda é ainda mais acentuada quando analisado apenas o ano passado, chegando ao 1%. A China continua a ser o país onde mais smartphones são vendidos, cerca de 390 milhões.

Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos