O perfil do consumidor português está a mudar: é mais digital, exigente, atento, pesquisando antes de comprar, e valoriza a opinião de outros consumidores antes da decisão de compra. Assim revela um estudo realizado pelo Portal da Queixa para assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, esta quarta-feira, 15 de março.

O inquérito indica que 91,4% dos consumidores já compraram online e 69,5% dos inquiridos afirmam pesquisar sempre antes de comprar. Além disso, são 69,8% os que admitem ter apresentado uma reclamação online e 84,9% dos consumidores escolhem a reputação como o principal indicador de confiança de uma marca, em vez da sua notoriedade (15,1%).

À questão sobre o que consideram mais importante no momento da decisão de compra, 63,9% respondem que é a opinião de outros consumidores, 59,5% afirmam que é a reputação da marca e 52,3% indicam que é o preço promocional.

Tecnologia (61,1%); Vestuário (55%); Beleza e bem-estar (34,3%) e Viagens (37,9%) são o tipo de produtos e serviços que mais costumam comprar online.

No que se refere ao método de pagamento, os dados apurados indicam que a Referência MB ainda é o meio de pagamento preferencial dos consumidores (64,8%). Segue-se o Cartão de Crédito (46,4%) e o MB WAY (37,4%).

Reclamar é um dos direitos do consumidor

De acordo com o estudo, o novo consumidor que migrou para as plataformas digitais  está mais atento, exigente e valoriza a comunicação de proximidade com as marcas. Reclama mais e encara a forma como uma reclamação é resolvida como o novo critério de avaliação de uma marca.

E faz sentido reclamar? 50% dos inquiridos respondem que “sim”, 24,8% dizem ser “um direito e dever” e 21,2% consideram que reclamar “permite alertar outros consumidores”.

À pergunta “Qual o meio utilizado para reclamar?”, 64,7% afirmam escolher o Portal da Queixa para apresentar uma reclamação, 56,3% admitem fazê-lo diretamente nos canais da marca, 33,8% optam pelo livro de reclamações e 19,1% queixam-se às associações de consumidores.

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