A Issuu acaba de inaugurar oficialmente novas instalações em Braga, cerca de dois anos depois de ter chegado à cidade minhota. A plataforma de publicação e marketing de conteúdos SaaS passa da Avenida Cidade do Porto para o Edifício Estação Ferroviária, no Largo da Estação, num espaço pronto para albergar mais de 60 colaboradores.

Com sede em Palo Alto e escritórios igualmente em Copenhaga e Berlim, a empresa de origem dinamarquesa conta com mais um milhão de utilizadores todos os anos, acima de 50 milhões de publicações alojadas e dois mil milhões de visualizações de páginas mensais.

O novo escritório vem ajudar a reforçar a resposta da empresa à sua mais recente solução, a Issuu for Teams, desenvolvida para organizações em crescimento ou de maior dimensão, que necessitem de um acesso, gestão e controlo mais fácil de todos os seus conteúdos digitais, para múltiplos lugares.

A nova versão da plataforma e a nova app no Canva são exemplos dos contributos da equipa de engenharia da Issuu instalada em Braga. A plataforma conta ainda com uma equipa que presta apoio operacional.

Juntas, as equipas que trabalham a partir de Portugal somam as três dezenas de colaboradores, "a grande maioria portugueses" apontou Martin Malek, VP of Engineering da empresa, em entrevista ao SAPO TEK. Estão em aberto vagas para várias posições, nomeadamente infrastructure engineers, mas há outras áreas abrangidas, sublinhou o responsável.

Analisando o momento atual da indústria da publicação, Martin Malek destacou o processo de grande digitalização atravessado e que continua a acontecer e que faz com que, atualmente, quase todos os conteúdos sejam digitais.

Sobre a Issuu, o VP of Engineering considera que o futuro passa por ligar o workflow de quem cria com os outros passos do ciclo de vida dos conteúdos, “de forma a que os nossos produtores e editoras integrem com as ferramentas que usam hoje em dia e reforcem o recurso à Issuu como uma plataforma e distribuição e de leitura”.

A entrada da inteligência artificial nos conteúdos criativos é vista como algo entusiasmante e não como uma ameaça. “Há um enorme potencial de aproveitamento da tecnologia e para criar conteúdo e ainda estamos no início”. Para Martin Malek, a Issuu está muito bem posicionada para aproveitar essa oportunidade “seja através de nós próprios, empregando modelos de machine learning, o que já fazemos (…) ou através dos nossos parceiros que já estão a aplicar IA generativa”.