A Porsche confirmou que vai afastar-se do diesel em definitivo. Num comunicado publicado este fim de semana, a marca explicou a decisão com as quedas que se registaram na procura por veículos a diesel e com o consequente crescimento a que se assiste no segmento dos híbridos e dos elétricos. Depois de um período de reflexão, sublinha, a decisão é não "oferecer propulsão a diesel no futuro".

Oliver Blume, CEO da fabricante alemã, comentou que esta não é uma forma de "demonizar o diesel", uma vez que este tipo de combustível continua a ter extrema importância em todo o mundo, embora nunca tenha tido grande impacto na oferta da marca.

Portugueses compram cada vez mais automóveis elétricos
Portugueses compram cada vez mais automóveis elétricos
Ver artigo

Tal como sublinha a imprensa internacinal, a Porsche tem demonstrado um interesse crescente por carros elétricos e híbridos. Em 2017, quando foi revelado o modelo Cayenne para 2019, a empresa não apresentou uma versão a diesel, mas confirmou, mais tarde, que seria lançada uma variante híbrida. Já em 2018, a gigante da indústria automóvel anunciou que, até 2022, duplicaria o investimento em veículos mais ecológicos. Até 2025, a empresa fazer com que todos os novos lançamentos da empresa permitam uma condução elétrica, seja ela híbrida ou puramente elétrica.

Recorde-se que a Porsche vai lançar o Taycan já no próximo ano. O desportivo elétrico, anteriormente conhecido como Mission E, vai inserir-se num segmento que permitirá à marca competir diretamente com o Tesla Model S, por exemplo.

Note que outra das razões que pode ter levado a Porsche a tomar esta decisão foi o facto de a empresa, em 2015, ter estado envolvida no escândalo das emissões da Volkswagen. Em 2017, a empresa foi obrigada a recolher 22 mil Cayenne depois de se ter descoberto que os automóveis estavam equipados com aparelhos que lhes permitiam ludibriar os testes de emissões de CO2.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.