Ensinar crianças, com idades compreendidas entre os seis a 12 anos, a programar é a missão da plataforma portuguesa Ubbu. E a plataforma foi distinguida com o prémio pela União Europeia na iniciativa European Digital Skills Awards 2023, que recebeu 330 candidaturas de projetos inovadores que capacitem os europeus para o domínio de competências digitais. No caso da Ubbu, recebeu o prémio na categoria Empowering Youth in Digital, onde concorriam outros 52 projetos, de países como a Alemanha, Espanha e Itália.

Portugal foi o terceiro país da União Europeia com o maior número de candidaturas, somando um total de 52, atrás da Espanha com 60 e a Itália com 83. Os prémios, criados em 2016, visam destacar as iniciativas e projetos que ajudem a diminuir o fosso digital. São cinco categorias distintas a premiarem, onde se incluem ainda o Digital Upskilling @ Work, Digital Skills for Education, Inclusion in the Digital World e Women in ICT Careers.

UBBU recebe financiamento de mais de um milhão de euros para o ensino de programação nas escolas
UBBU recebe financiamento de mais de um milhão de euros para o ensino de programação nas escolas
Ver artigo

A Ubbu foi escolhida pela “sua capacidade e de escala e impacto em vários países e pelo seu formato atraente”, é referido no comunicado. Foi ainda elogiada por ser uma plataforma criada para ser utilizada por famílias, professores e pessoas sem experiência em programação e uma ferramenta para que crianças e adultos aprendam juntos. É também dito que o modelo de negócios da Ubbu torna-a altamente sustentável ao longo do tempo.

O CEO da Ubbu, João Magalhães, afirma que o prémio é um reconhecimento do trabalho feito pela equipa, no sentido de levar as ciências de computação ao maior número de crianças possível. Desde o lançamento da plataforma já foram realizados quase 40 milhões de atividades. O programa inclui jogos e desafios, com um currículo baseado em 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, em que as crianças aprendem a linguagem de código, aplicando-a a problemas do dia-a-dia. No último ano letivo foi utilizada por cerca de 100 mil crianças, tanto na escola, como em casa.

Diz que tem resultados positivos comprovados em áreas como a matemática, raciocínio lógico. A Ubbu está presente em mais de 20 países, destacando-se Portugal Continental, os Açores e Brasil. Desde 2015 já passaram pela Ubbu cerca de 250 mil alunos.