O Departamento de Defesa norte-americano retirou formalmente a Xiaomi da “lista negra” de empresas, vedadas ao investimento americano. A medida é o culminar de uma decisão que já se esperava e põe fim a um processo iniciado com uma decisão do anterior presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Num dos seus últimos atos oficiais, já em janeiro deste ano, Donald Trump reforçou a lista de empresas consideradas ativos do Partido Comunista Chinês e potenciais ameaças à segurança dos EUA, uma lista onde também estão companhias como a Huawei, entre várias outras, e onde entidades ou investidores americanos não podem investir.
A Xiaomi contestou a decisão e recorreu à justiça, que se pronunciou em março dando razão à fabricante chinesa e considerando que os argumentos usados para a incluir na “lista negra” eram “arbitrários e caprichosos”.
A integração da Xiaomi na “lista negra” ficou suspensa e foi sugerido às partes que chegassem a um acordo, anunciado no início deste mês, com o Departamento de Defesa a aceitar recuar na decisão.
À data, uma declaração conjunta, submetida ao Tribunal Distrital para o distrito da Columbia, detalhava que as partes concordaram em chegar a uma decisão que resolva o litígio, considerando que a saída da “lista negra” seria a opção mais apropriada. Indicava-se também que os termos da ordem final deviam ser apresentados ao tribunal até ao dia 20 de maio.
O tribunal federal de Columbia emitiu agora a ordem final de retirada da fabricante chinesa da “lista negra” norte-americana. A Xiaomi já comentou e adianta que está “agradecida pela confiança e apoio dos seus utilizadores, empregados e acionistas a nível global”.
Através de porta-voz e em declarações ao The Verge, a empresa reitera que é uma “empresa aberta, transparente, cotada, com uma gestão e uma operação independentes”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários