Foi o último voo para o Booster 1058 embora na altura nada o fizesse prever. O propulsor do Falcon 9 fez a parte mais difícil de regressar e pousar numa plataforma no mar, mas o percurso até terra acabou por não correr como planeado.
Mais um ano e o 5G continua a não ser rentabilizado pelas operadoras que comprometeram mais de 566 milhões de euros nas licenças, a que se somam investimentos nas infraestruturas. Mas há sinais positivos para a melhoria da conetividade em Portugal com o concurso para fibra nas zonas brancas.
Com a resposta da Comissão Europeia à notificação enviada pela Anacom no mês passado, o processo está concluído e serão impostas as obrigações determinadas pela entidade reguladora.
Numa experiência imersiva de realidade virtual, crianças internadas no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, puderam ver o musical “Panda e os Caricas no Mar” em tempo real e como se estivessem no palco.
Os serviços de televisão por subscrição estão em quase 90% dos lares, mas continua a existir uma fatia da população que, porque não quer ou porque não pode pagar, prefere o sinal aberto. Veja que outros hábitos marcam o consumo de TV pelos portugueses.
Até 2027 as vendas de smartphones com capacidade para suportar funcionalidades de inteligência artificial generativa vão disparar e crescer a um ritmo anual de 83%. O próximo ano já vai refletir a “febre” a GenAI. Veja em que novas funcionalidades os fabricantes mais vão apostar.
A Europa está atrasada no desenvolvimento das soluções mais avançadas de 5G e Portugal não foge à regra. Nuno Roso da Ericsson Portugal defende que há vários modelos para garantir mais rentabilidade no consumo e nas empresas, potenciando o investimento dos operadores.
A Amazon avança em força no próximo ano com a expansão da sua constelação de satélites, que vai concorrer com a SpaceX na oferta de serviços de internet de alto débito a partir do espaço. Tem andado em testes e dá agora nota de mais um bem sucedido.
O número de clientes com ligações à internet fixa acima dos 400 Mbps está a crescer, por oposição aos serviços com débitos inferiores. A fibra domina este tipo de ligações, que chegam já à grande maioria das famílias, e serve quase todos os novos contratos.
Um acordo com a Vodafone poderá dar à Digi, que se prepara para entrar no mercado português, acesso à rede da operadora e faixas de frequência para a sua própria rede e o mesmo vai acontecer em Espanha. Lá para desbloquear a fusão MásMóvil / Orange, cá a compra da Nowo pela Vodafone.
As três principais operadoras de telecomunicações estão a registar perturbações no serviço, sobretudo móvel, segundo avança a Lusa, citando as queixas feitas ao site especializado Down Detector.
Os três principais operadores de telecomunicações MEO, NOS e Vodafone Portugal vão aumentar os preços no próximo ano, depois de há um mês o regulador ANACOM ter pedido "contenção" na subida.
O acordo ainda tem de ser validado pelo regulador, mas foi já confirmado por ambas as partes, Digi Telecom e Vodafone, que vai ceder rede e espectro à nova concorrente. A Digi deve lançar os primeiros serviços em Portugal já em 2024.
O concurso que vai cobrir as chamadas "zonas brancas" é lançado hoje e pretende trazer mais proximidade e coesão social através do digital, defende o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.
Ainda à frente da ANACOM, apesar de já ter terminado o mandato em julho deste ano, João Cadete de Matos diz que não se arrepende de ter aceitado o cargo e considera que valeu a pena ter cumprido seis anos e mais cinco meses na liderança do regulador.
A lista de marcas e modelos visados por falhas de segurança que afetam os modems para redes 5G, integrados nos chipsets da Qualcomm e da MediaTeK, pode pecar por defeito. As marcas já estão a lançar as correções devidas mas o processo pode ser longo. Confirme aqui se o seu smartphone é afetado.
Mariana Vieira da Silva, Ministra da Presidência, avançou durante o último Conselho de Ministros que Sandra Maximiano foi nomeada para o cargo de presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações.
Os temas da sustentabilidade e da política aberta para a partilha de dados de observação da terra marcaram aquela que foi a primeira cimeira dedicada ao espaço, integrada na COP28. Portugal foi representado pela Agência Espacial Portuguesa.
Novos dados da Anacom apontam para uma subida de 2,8% na taxa de penetração de clientes residenciais de banda larga fixa durante o terceiro trimestre de 2023.
Presidente da República vetou a alteração à lei sobre os metadados e solicitou ao parlamento que, se possível, encontre na atual sessão legislativa uma melhor solução para a inconstitucionalidade decretada hoje pelo Tribunal Constitucional.
O Tribunal Constitucional defende que a conservação dos metadados das comunicações, independentemente do prazo, teria de ser limitada e não generalizada, advertindo que a solução encontrada pelo Parlamento continua a incluir cidadãos sem suspeição de atividade criminosa
Os dados da ANACOM permitem também ver que, no terceiro trimestre do ano, 15,1% dos utilizadores de serviços móveis e 19,8% das pessoas que utilizavam Internet móvel recorriam a redes 5G.