A pesquisa conclui que 83% dos consumidores leem notícias online diariamente ou semanalmente e a mesma percentagem procura uma vida digital mais fácil. Ou seja, tem dificuldades na utilização dos seus dispositivos inteligentes, indicaram as entrevistas a 24 mil pessoas, realizadas em 24 países.

O mesmo estudo mostra que 54% dos consumidores hoje estão atentos às questões de segurança e privacidade dos seus dados e revelam preocupações relativamente à forma como estes são partilhados. Também apura que 79% dos consumidores preferem dados em pacotes e que 51% estão dispostos a pagar mais para ter serviços com melhor qualidade.

Dana Eaton, que apresentou os resultados da investigação, sublinhou que estas são cinco tendências que os operadores têm de observar hoje para desenvolver as suas estratégias.

“A forma como os serviços são criados, geridos e usados está a mudar”, destacou. As empresas já não querem só vender um produto, procuram criar uma relação com o cliente. Os serviços estão a transformar-se em ecossistemas pessoais ligados a um conjunto de gadgets, por exemplo.    

Para endereçar estas mudanças as empresas de telecomunicações têm alguns desafios, que também são detalhados no estudo: precisam de compreender o cliente – investir em analítica tornou-se fundamental para conhecer melhor o cliente e tentar criar com ele uma relação, refere a Accenture. Outros desafios, passam pela inovação e pela capacidade de chegar a novos mercados e adaptarem-se às transformações do mercado. Este último aspeto liga-se à necessidade de arquiteturas flexíveis, capazes de adaptar a experiência de cada consumidor às suas necessidades e desejos, o que implica capacidade para gerir analisar e tratar mais informação, fazendo-a chegar rapidamente ao cliente.  

O 25º Congresso das Comunicações da APDC decorre hoje e amanhã, 25 e 26 de novembro, no Centro Cultural de Belém em Lisboa, reunindo mais de uma dezena de painéis onde participam 99 oradores e que abordam os principais temas do sector das comunicações e TI.

O TeK está a acompanhar a conferência, pelo que o convidamos a acompanhar aqui todas as novidades.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.