A telefonia fixa está presente em grande quantidade no país e os recentes dados da Anacom, revelam que existem mais de 4,78 milhões de clientes do serviço em Portugal. O valor representa uma descida relativamente ao trimestre anterior de 0,2%, mas na comparação com o mesmo período de 2016 cresce 1,3%.

A diminuição trimestral equivale a uma redução de 7,5 mil utilizadores e a Anacom explica que esta redução se deve à diminuição de acessos analógicos, que foram menos 70,7 mil acessos. Já os postos públicos chegaram aproximadamente aos 20 milhares o que corresponde a menos 1,2% face ao trimestre anterior e menos 5,3% face ao mesmo trimestre de 2016.

A MEO tinha, no final deste período, 45,8% da totalidade dos acessos principais, o que corresponde a uma descida de 0,7 pontos percentuais face ao trimestre anterior, seguida pela NOS com 35,1%, registando assim um aumento da sua quota de 0,3 pontos percentuais. A Vodafone foi a que mais ganhou neste período ao atingir os 15% de quota que corresponde a um aumento de 0,5 pontos percentuais.

tek graf telefonia fixa anacom

Uma vez que, de forma geral, o número de utilizadores diminuiu, também o volume de minutos foi inferior. A redução foi de 2,8% em relação ao quarto trimestre de 2016, valor esse que aumenta para os 12% quando comparado com o primeiro trimestre do ano passado.

A média mensal indica que foram consumidos 94 minutos por cada acesso, sendo que 73 minutos foram em chamadas de um número fixo para outro, nove minutos foram em chamadas para números móveis e seis minutos foram para as chamadas internacionais.v

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.