
Os consumidores falam e navegam cada vez mais a partir das redes móveis, aproveitando a descida do preço por minuto nas comunicações. As operadoras, por outro lado, vêem o volume de tráfego aumentar de trimestre para trimestre, apesar das receitas baixarem.
A TMN contabilizou no primeiro semestre de 2010 um aumento de 10 por cento no seu volume de tráfego, em comparação com igual período do ano passado, segundo as contas feitas pelo Jornal de Negócios. A subida de utilização por cliente foi de cinco por cento por mês, mas a receita média de cada subscritor caiu 7,8 por cento.
Os cálculos para a Vodafone Portugal revelam que o tráfego por cliente, no que diz respeito à voz, cresceu, em média por mês, 7,7 por cento de Janeiro a Junho, enquanto a receita média caiu nove por cento.
Na Optimus, o tráfego total aumentou 10,4 por cento, mostrando um crescimento de quatro por cento na utilização média mensal, para uma descida da receita média por cliente de oito por cento. Na operadora da Sonae, a receita média por minuto conversado é de 10 cêntimos, diz o Negócios.
A diferença que tem vindo a registar-se está também patente nas receitas das operadoras , especialmente nas referentes aos serviços. Face a igual período de 2009, as receitas na TMN caíram 4,1 por cento no semestre. Na Optimus a descida foi de 1,2 por cento.
Apesar destes sinais e da quebra do EBITDA, as margens das operadoras são consideráveis: a TMN tem uma margem de 47,2 por cento e a Optimus de 32,8 por cento.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Widgetable dá mais vida ao ecrã do smartphone com widgets partilhados entre amigos ou caras-metades -
Site do dia
50 dias para desbloquear conhecimento em IA com a AI Skills Fest da Microsoft -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários