com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Leilão 5G: Fase principal avança para o 70º dia com licitações a ultrapassar os 286 milhões de euros

Sem fugir à tendência das últimas semanas, a faixa dos 3,6 GHz é a única que continua a registar mudanças, com subidas relativas a 22 dos 40 lotes disponíveis. O encaixe potencial já ultrapassou os 370 milhões de euros.
Leilão 5G: Fase principal avança para o 70º dia com licitações a ultrapassar os 286 milhões de euros
5G mobile technology fifth generation telecom network background Freepik

A fase principal do leilão do 5G entrou hoje no seu 70º dia e, nas já habituais seis rondas, com licitações a atingir os 286,613 milhões de euros, numa subida de 1,01 milhões face ao dia anterior. A soma de ambas as fases do leilão resulta agora num encaixe potencial de mais de 370 milhões de euros.

Até as regras do leilão mudarem, a lógica das licitações dos operadores mantém-se e, sem fugir à tendência das últimas semanas, a faixa dos 3,6 GHz é a única que continua a registar mudanças. Hoje verificam-se subidas relativas a 22 dos 40 lotes nativos do 5G disponíveis, com aumentos de preço de 1, 2 ou 3%. Há vários lotes nesta faixa que já valem mais de 4 milhões de euros e, em relação ao preço de reserva, constata-se uma dinâmica de crescimento que leva a aumentos a rondar no máximo os 238%.

Com o lançamento de serviços de 5G em Portugal cada vez mais atrasado, a Anacom fez recentemente uma proposta com vista a acelerar o leilão, propondo alterar o regulamento para evitar um prolongamento excessivo do processo. A decisão não foi bem recebida pelas operadoras. Tanto a Altice Portugal, como a NOS e a Vodafone manifestaram-se negativamente, criticando a atitude da entidade reguladora e ameaçando com processos em tribunal.

Altice Portugal garante cobertura 5G no Estádio do Dragão, Altice Arena, Cidade do Futebol e Autódromo do Algarve
Altice Portugal garante cobertura 5G no Estádio do Dragão, Altice Arena, Cidade do Futebol e Autódromo do Algarve
Ver artigo

Apesar do objetivo de lançamento de serviços comerciais de 5G no primeiro trimestre de 2021 ficar por cumprir, operadoras como a MEO, NOS e Vodafone dizem estar prontos a avançar e já têm campanhas na rua. Ainda hoje a Altice Portugal deu a conhecer que vai garantir cobertura 5G no Estádio do Dragão, Altice Arena, Cidade do Futebol e Autódromo do Algarve.

No mês passado. NOS revelou também uma parceria com o Sport Lisboa e Benfica sobre a cobertura do Estádio da Luz com rede 5G, assumindo-se como o primeiro totalmente preparado para a quinta geração móvel. Antecipando o lançamento do serviço comercial, o operador já está a fazer campanha publicitária, tendo revelado os seus produtos 5G, incluindo um serviço de streaming de videojogos e música ao vivo em realidade virtual, no evento 5G Experience by NOS.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização 18h44)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.

Veja também

 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.