A NOS foi condenada pelo Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS) a uma multa de 1,35 milhões de euros. Em questão está o incumprimento das normas que permitem aos clientes cessarem os contratos. Para além da multa, a operadora terá de pagar uma compensação de 250 euros a cada um dos 99 lesados.

De acordo com a sentença proferida nesta segunda-feira, a juíza Marta Campos baixou o valor da coima de 2,6 milhões de euros aplicada à NOS pela Anacom, tendo dado como provada a prática dolosa de 80 contraordenações e negligente de outras 19, ao invés da prática dolosa de 186 contraordenações como constava da decisão administrativa.

A sentença determina a suspensão de um sexto do valor da coima por um período de dois anos, sujeita à condição de ser pago a cada um dos clientes lesados um valor de 250 euros, a título de compensação, num prazo de 90 dias após trânsito em julgado.

Anacom soma 2,6 milhões de euros em multas aplicadas em 2020
Anacom soma 2,6 milhões de euros em multas aplicadas em 2020
Ver artigo

A NOS já declarou a sua intenção de recorrer da decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa, tendo-lhe sido concedido um prazo de 20 dias, dadas as “questões jurídicas complexas” envolvidas neste processo.

No julgamento estiveram em análise situações que decorreram em 2015 e 2016 e que violaram várias normas da Deliberação da Anacom relativa às cessações de contratos por iniciativa dos clientes. O TCRS defende que ocorreram “condutas negligentes que violam deveres de cuidado prementes e a grande maioria diz respeito a condutas dolosas praticadas para criar obstáculos à denúncia contratual”.

Segundo a juíza Marta Campos, os factos provados em tribunal revelam “uma clara tendência da NOS para o desrespeito das normas que garantem a proteção do cliente/consumidor”, a qual entende estar “associada aos ganhos potenciais inerentes à retenção dos clientes”. Na determinação da coima, o TCRS levou em conta o facto de a empresa ter, entretanto, introduzido “algumas alterações no sentido de compatibilização da sua conduta com as obrigações legais a que está sujeita”.

Em agosto de 2019, a NOS recorreu da decisão da Anacom. Porém, em dezembro desse ano, o TCRS julgou a decisão como nula, determinando a devolução dos autos à autoridade administrativa. A entidade reguladora e o Ministério Público recorreram da decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa, que, em abril de 2020, revogou a decisão da primeira instância e determinou o prosseguimento da audiência de julgamento com a produção de prova e produção de decisão final.

A rescisão de contratos é um dos temas centrais na nova Lei das Comunicações Eletrónicas, que transpõe a diretiva europeia e que está agora em análise na Assembleia da República.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.