
A Anacom acredita que a futura descida dos preços cobrados entre operadores pode, depois, refletir-se nos valores finais cobrados aos utilizadores. "A descida dos preços de terminação vai permitir uma redução do esforço financeiro suportado pelos operadores de menor dimensão, que assim poderão melhorar a sua capacidade competitiva e tornar-se mais atrativos, podendo daqui decorrer benefícios para os consumidores em geral”.
Os preços em vigor, 1,27 cêntimos por minuto, faziam de Portugal o país com as taxas de terminação móveis mais elevadas, no conjunto dos 20 países da União Europeia que têm preços de terminação orientados para os custos de um operador eficiente - os chamados preços LRIC “puro”. Com a descida agora imposta pela entidade reguladora, Portugal passa a ser o oitavo país com preços mais baixos.
A decisão da Anacom de intervir nas tarifas de terminação móvel “decorre da circunstância de os operadores terem poder de mercado significativo e não terem nunca promovido descidas voluntárias nestes preços”, ressalva.
Os novos preços grossistas de terminação móvel entram em vigor 10 dias úteis após a aprovação da decisão e serão novamente atualizados em 2016 e em 2017, avisa a entidade reguladora do mercado português de telecomunicações.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários