Os Estados-membros da União Europeia chegaram a um acordo sobre os termos da Toobox de Conetividade a ser utilizada para controlar as melhores práticas consideradas mais eficientes para desenvolver redes de alta capacidade, incluindo o 5G. O assunto tem vindo a ser debatido no último ano, depois de em julho do ano passado a Comissão Europeia ter apresentado o Toolbox que visa mitigar os perigos relacionados com a adoção do 5G, além da redução da dependência de fornecedores considerados como de alto-risco.

Tudo isto depois do “confronto” entre os Estados Unidos e a Huawei, que colocou a fabricante chinesa numa lista negra, e que desde então tem vindo a perder posição no desenvolvimento das infraestruturas do 5G. No Reino Unido, por exemplo, debate-se a exclusão da Huawei da rede, mas as operadoras temem que a dependência da Nokia e da Ericsson possam apresentar igualmente perigo à rede 5G.

A Toolbox de Conetividade inclui a autorização excecional para certos trabalhos civis; a introdução de um portal online único com todas as informações disponíveis sobre essas autorizações, trabalhos civis e infraestruturas disponíveis. Há ainda incentivos conjuntos para os leilões de espectro para investimento nas redes.

“Estas melhores práticas vão ajudar os Estados-membros a garantir o acesso antecipado e favorável ao investimento ao espectro do 5G das operadoras mobile e outros utilizadores do espectro, incluindo aplicações industriais entre fronteiras, como por exemplo o transporte, energia, cuidados de saúde ou agricultura”, é referido no documento. Ao mesmo tempo, pretende ajudar os operadores a reduzirem o custo por gigabit durante o desenvolvimento da rede.

O Comissário do Mercado Interno, Thierry Breton, destaca que na Década Digital, todos os europeus devem beneficiar de ligações seguras e rápidas. “Precisamos começar hoje a transformar a ambição em realidade”, salientando que a Toolbox de Conetividade é o resultado do compromisso e cooperação dos Estados-membros em remover obstáculos e aumentar o desenvolvimento para as redes de alta velocidade.

A Comissão Europeia está empenhada em transformar a Europa naquilo que chama a “Década Digital”, com novos pacotes de incentivo para reforçar iniciativas ligadas à computação de alta performance e conectividade, sobretudo no desenvolvimento das redes 5G. Não é a primeira vez que a Europa refere a necessidade de assumir a liderança na tecnologia e a sua vontade de tornar-se o mais independente possível dos fornecedores externos de matérias-primas para a tecnologia verde. No ano passado planeou entregar 8 mil milhões de euros de investimento na próxima geração de supercomputadores, o que considera um orçamento muito superior ao atual. O investimento vai suportar a investigação e atividades de inovação para novas tecnologias, sistemas e produtos, assim como produzir o conhecimento necessário para criar a infraestrutura e formar a base do ecossistema de classe mundial na Europa.

No próximo passo, e até ao final de abril, os Estados-membros têm de partilhar com a Comissão Europeia o seu plano individual de implementação da Toolbox.