A plataforma georeferenciada da ANACOM fica agora disponível a todos os utilizadores que podem saber quais os serviços móveis e de rede fixa, assim como serviços postais, numa determinada localização. Governo, operadores, empresas do sector são beneficiários identificados, a par dos cidadãos.
Segundo dados avançados por um novo relatório da Juniper Research, espera-se que, até 2030, existam mais de 110 milhões de ligações de redes 5G suportadas por satélite.
Os dados foram apurados pela EY e referem-se ao ano passado, quando dos 248 projetos de investimento direto estrangeiro captados pelo país, 99 vieram destas duas áreas. O estudo da consultora continua a posicionar Portugal como um dos países mais atrativo para investir aos olhos das empresas estrang
A ANACOM indica que, no primeiro semestre, a taxa de adesão a serviços de alta velocidade em local fixo nas famílias foi de 86,4%. As taxas de penetração foram superiores à média em Lisboa (98,5%), nos Açores (96,4%), na Madeira (93,9%) e no Algarve (92,7%).
Esta é a primeira oferta de 10 Gbps e resulta da inovação desenvolvida pela Altice Labs em Aveiro. O serviço de 10Gbps foi pensado para famílias com vários equipamentos conectados e para PMEs com necessidades de internet cada vez mais veloz, com menor latência e maior fiabilidade.
França decidiu suspender temporariamente as vendas do iPhone 12 depois do modelo ter passado os níveis permitidos de radiação em dois testes. A Bélgica já deu ordens para que sejam reavaliados os mesmos indicadores e a Alemanha admite fazê-lo. A Apple duvida dos resultados que, ainda assim, podem fa
A empresa portuguesa EID vai levar o sistema “Soldado do Futuro”, assim como o ICS (Sistema de Comunicações Integrados), para a Defence and Security Equipment International (DSEI), que decorre entre 12 e 15 de setembro, em Londres.
A ANACOM indica que, durante o primeiro semestre do ano, ofertas de TVS suportadas em fibra ótica atingiram a marca dos 2,8 milhões de assinantes, numa subida de 8,7%. Porém, o valor representa o maior abrandamento no crescimento anual deste indicador desde o surgimento desta tecnologia.
O novo smartphone da Huawei foi já analisado à lupa nos Estados Unidos e o chip integrado no equipamento pode violar as restrições americanas à exportação e abrir caminho a regras ainda mais duras nesta matéria, com o fim das exceções.
A ministra da Coesão Territorial garantiu que até final do ano o Governo vai lançar o concurso público internacional para cobrir de fibra ótica as zonas cinzentas do território nacional.
A Comissão Europeia disse hoje que cabe aos Estados-membros da União Europeia (UE) decidir que fabricantes excluir do desenvolvimento das redes móveis de quinta geração (5G), apoiando o entendimento de Portugal e admitindo “algum problema” com a Huawei.
Vodafone e NOS são os operadores que registam maior taxa de reclamações por número de clientes, destacando-se também no maior valor absoluto e maior crescimento das queixas, indica a ANACOM.
A Comissão de Avaliação de Segurança não foi notificada da ação da Huawei, disseram hoje à Lusa o Gabinete Nacional de Segurança e o Centro Nacional de Cibersegurança, sublinhando que as suas deliberações zelam pela utilização segura das redes.
Em maio, a Comissão de Avaliação de Segurança, no âmbito do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, divulgou uma deliberação sobre o "alto risco" para a segurança das redes e de serviços 5G do uso de equipamentos de fornecedores fora da União Europeia, NATO e OCDE.
O acesso em banda larga fixa está a crescer e 92 em cada 100 famílias tem uma ligação de fibra ou cabo. A larga maioria conta com ligações a mais de 100 Mbps e o tráfego médio também cresce.
As perspectivas para 2024 continuam a ser animadoras, mas em 2023 nada pode salvar o mercado de smartphones de um ano negro em termos de vendas. Nem mesmo com a tendência para comprar equipamentos mais caros a continuar a crescer e o iPhone a escapar melhor à crise.
Testado numa das fábricas de veículos elétricos da Hitachi nos Estados Unidos, o sistema promete transformar a produção e melhorar a produtividade, eficiência e impacto ambiental.
Os dados mais recentes da ANACOM mostram que a utilização de internet móvel continua a crescer, nomeadamente tirando partido do 5G. Nas comunicações de voz, a duração das conversas é cada vez menor.
O número de utilizadores e acessos a partir da rede fixa mantém a trajetória de crescimento, que não se reflete em minutos de conversação onde a tendência é precisamente a contrária: usar cada vez menos o telefone fixo.
Segundo dados da ANACOM, apesar dos preços das telecomunicações se manterem em julho face ao mês anterior, em termos anuais, os portugueses pagam mais 3,9% do valor.
A Anacom revelou dados sobre os serviços de comunicações, destacando o crescimento e a preferência dos portugueses nos pacotes 4P/5P no primeiro semestre de 2023.
As redes puramente 5G com tecnologia da Ericsson devem poder contar já a partir de novembro com uma melhoria de software (RedCap) que permite ajustar a capacidade e recursos da rede em casos de utilização menos exigentes. Os testes à tecnologia têm vindo a ser realizados por diferentes fabricantes e
Os dados são de um inquérito da Equinix que indica que a implementação de sistemas avançados de Inteligência Artificial, incluindo a IA generativa, levanta questões sobre as capacidades das equipas de TI existentes
Quase 550 operadores de telecomunicações em todo o mundo estão a investir no 5G e a lista vai aumentar significativamente ao longo deste ano, com 28 países a preferem distribuir espetro este ano. O investimento em redes 5G autónomas continua a crescer e a abrir caminho a serviços mais exigentes.