Um novo estudo, focado na conectividade do Sul da Europa, destaca que desde 2016, a largura de banda na região registou um crescimento anual de 30%, atingindo os 150 Tbps de capacidade entre todos os territórios.
Hoje, as licitações da fase principal do leilão do 5G atingiram os 325,154 milhões de euros, numa subida de 364 mil euros face ao dia anterior. As atenções dos operadores voltaram a centrar-se na faixa dos 3,6 GHz, com aumentos em relação às propostas de 7 dos 40 lotes disponíveis.
No 111º dia da fase principal do leilão do 5G as licitações atingiram os 324,79 milhões de euros, centrando-se novamente na faixa dos 3,6 GHz. Ao todo, a soma de ambas as fases do leilão resulta num valor que ultrapassa os 409 milhões de euros.
André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, indica que "há uma correlação direta entre a disponibilização do 5G e o acelerar" da agenda digital portuguesa e que espera que o leilão "terminasse tão rápido quanto possível" para que seja possível disponibilizar a tecnologia
Nas sete rondas do 110º dia da fase principal do leilão do 5G as licitações registaram um aumento de 365 mil euros face ao dia anterior, subindo para os 324,218 milhões de euros. O interesse voltou a estar centrado na faixa dos 3,6 GHz com subidas em relação às propostas de 6 dos 40 lotes disponívei
O 109º dia da fase principal do leilão do 5G volta a ser marcado por um crescimento “vagaroso” das propostas, registando uma subida de 364 mil euros em relação ao dia anterior. Já a totalidade do leilão resulta agora num valor de 408,204 milhões de euros.
Um estudo da EIU estabelece uma relação direta entre o nível de conectividade nas escolas e a capacidade de um país para fazer crescer o seu PIB. Por cada melhoria de 10% nesse indicador o impacto pode ser superior a 1%.
O Governo aprovou hoje o decreto-lei que estabelece o regime sobre linhas telefónicas para contacto com o consumidor, o qual obriga os prestadores de serviços públicos essenciais a disponibilizarem uma linha de atendimento gratuita ou com custos reduzidos.
O interesse dos operadores voltou a estar centrado na faixa dos 3,6 GHz no 108º dia da fase principal do leilão do 5G, porém, com ligeiras subidas que se traduziram num aumento de apenas 363 mil euros nas licitações.
Um relatório da GSM Association sobre as desigualdades de género mostra que, mesmo em ano de pandemia, houve uma evolução importante no acesso das mulheres à internet através de equipamentos móveis, mas as diferenças permanecem acentuadas.
No 107º dia da fase principal, as licitações atingiram os 323,126 milhões de euros, uma subida de 362 mil euros em relação ao dia anterior. A totalidade do leilão resulta agora num valor de 407,477 milhões de euros.
João Cadete de Matos, presidente da Anacom, defendeu hoje na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação que considera "incompreensível" a controvérsia em volta dos preços das comunicações eletrónicas em Portugal, que afirma serem mais altos do que no resto na União Europe
Na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, no âmbito da audição da Anacom, João Cadete de Matos sublinhou que no dia em que o leilão do 5G terminar "vai ser público tudo aquilo que aconteceu ao longo" do processo.
Hoje, os embaixadores dos estados-Membros concordaram em negociar a extensão do acordo de roaming que entrou em vigor em 2017, assim como a revisão do mesmo, que introduzirá novas medidas para aumentar a transparência e qualidade dos serviços.
As licitações da fase principal do leilão do 5G mantêm-se pelo terceiro dia consecutivo na casa dos 322 milhões de euros, tendo hoje registado uma subida de apenas 360 mil euros face ao dia anterior.
Nas sete rondas de hoje as licitações alcançaram os 322,404 milhões de euros: mais 359 mil euros do que o dia anterior. O interesse volta a estar centrado na faixa dos 3,6 GHz, onde se registam ligeiras subidas em relação às propostas de 6 dos 40 lotes disponíveis.
Espelhando o que se passou no 102º dia, as licitações voltam a registar uma subida de apenas 357 mil euros. O interesse continua centrado na faixa dos 3,6 GHz, com ligeiras subidas em relação às propostas de 7 dos 40 lotes disponíveis.
Depois de registarem ontem o valor mais fraco de sempre, as licitações na fase principal do leilão do 5G continuam a perder fulgor. Nas sete rondas de hoje, as propostas alcançaram os 321,688 milhões de euros e, apesar da falta de "apetite", as atenções continuam centradas na faixa dos 3,6 GHz.
Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, defendeu o o afastamento do presidente da Anacom para que o 5G possa ser uma realidade no país. “Portugal é hoje um dos dois países europeus, a par da Lituânia, que não tem 5G ativo e não há perspetivas, pelo que a pergunta de quando é que
A Anacom defende que a baixa relevância dos operadores móveis virtuais em Portugal (MVNO) pode “sugerir uma reduzida apetência por parte dos operadores” em abrirem acesso às suas redes.
Depois de um 101º dia com uma subida de apenas 486 mil euros, as licitações das operadoras atingiram hoje o valor mais fraco alguma vez registado ao longo do processo: 357 mil euros.
A Anacom indica que o número de assinantes do serviço de TV paga registou um crescimento de 3,7% no primeiro trimestre do ano. A MEO foi o prestador com a quota de assinantes mais elevada, com 40,3%. Já no segmento residencial destaca-se o Grupo NOS, com uma quota de 39,5%.