É a noção de contribuição colectiva que está na base do projecto Collective Jukebox, criado para combinar a doação espontânea de faixas de música com a sua utilização pública, independentemente dos limites de espaço e tempo dos artistas envolvidos.
Agora a terça feira é dia de tecnologia no portal Yahoo!. Procurando diversificar o seu público e assegurar conteúdos de qualidade, o portal criou uma nova secção com análise de temas relacionados com a tecnologia, o Tech Tuesday.
Meses após o fim da Segunda Guerra do Golfo, o que fica é um sentimento de desolação, de impotência por parte das vítimas civis e das famílias dos mortos e desaparecidos em combate, para além de uma contestação
silenciosa da opinião pública mundial.
Os fãs da saga Guerra das Estrelas podem agora acompanhar as filmagens do Episódio III através da Internet. Um novo serviço pago do site oficial oferece acesso a uma webcam e ainda diverso material inédito sobre a terceira prequela deste filme.
À roda da tecnologia .Net da Microsoft, o GotDotNet reúne uma comunidade de interesses oferecendo um centro de recursos, notícias, blogs e espaços de trabalho para programadores e outros técnicos que trabalham nesta área.
Não é um blog qualquer, o Estudos sobre o Comunismo. Criado pelo Eurodeputado José Pacheco Pereira, que já editou o "Livro Negro do Comunismo", este weblog é um ponto de paragem obrigatório para todos os que se interessam por estes temas.
Eis uma ideia original: uma mailing-list chamada BumpList que possui um número máximo de utilizadores para que quando uma nova pessoa a subscreve, a primeira que a assinou caia fora da lista e apenas possa regressar se voltar a subscrevê-la.
Visite o site MoviePooper e irá obter o resumo do final de 999 filmes em poucas linhas. Ideal para quem queira estragar a soirée de conhecidos, para os que dormiram durante o filme ou pretendem apenas saber o moral da história.
O Science Direct é uma das principais fontes de informação científica na Internet. Agregando mais de 1.700 revistas e jornais da área científica, técnica e médica da editora Elsevier Science, torna-se num sítio imprescindível para todos os cientistas.
Para além de abordar a relação entre censura, tecnologia e resistência, a iniciativa OpenNet também arquiva, avalia e classifica as tecnologias hacktivistas produzidas localmente e distribuidas a nível global pela Internet.
Kuro5hin dedica-se à tecnologia e cultura, tendo criado uma comunidade "para pessoas que gostam de pensar" sobre estes temas e as suas interacções. O "ruído" não é permitido, mas os seus moderadores admitem que não é preciso ser sempre soturno.
Desde as comunicações sem fios à história das telecomunicações, passando pela
transmissão de dados e pela explicação de como funcionam determinados
aparelhos, o site TelecomWriting contém um vasto leque de informação valiosa
e rigorosa.
A organização sem fins lucrativos Common Sense Media está à procura de uma fórmula para classificar os diversos meios de comunicação de maneira simples e fácil, baseando-se nos sistemas de rating da Web.
Tendo como objectivo acompanhar o desempenho da comunicação social brasileira e internacional, o Observatório da Imprensa afigura-se como um fórum permanente onde leitores, ouvintes e telespectadores independentes poderão dar a sua participação.
Também é possivel visitar as Feiras do Livro de Lisboa e Porto na Internet, embora não se possam ainda comprar os livros. Informações úteis e notificação das novidades, assim como uma newsletter diária estão incluidos nos destaques.
Os livros de Bruce Eckel “Thinking in C++” e “Thinking in Java” são considerados autênticas bíblias das linguagens de programação a que se referem. No seu site, qualquer estudante de informática ou curioso pode efectuar o download das obras.
A Microsoft associou-se à Network Associates e à Trend Micro para criar uma base de dados sobre os novos e mais perigosos vírus informáticos que afectem o seu software. A informação estará disponível numa página do site oficial da Microsoft.
Sites como o MeetUp.com são a prova de que a Internet e a Web são muito mais do que ferramentas potenciadoras de comunidades virtuais, ao permitir a realização de encontros entre pessoas cuja única coisa que partilham são os seus gostos.
Hoje em dia, o poder pessoal está à mão de qualquer cibernauta através dos weblogs e de motores de pesquisa como o Google. Microdoc News é uma revista que faz a crónica desta revolução dos microconteúdos e da blogosfera emergente.
Sempre pretendeu ter uma banda? Createbands.com oferece-lhe uma solução virtual. Começe por dar um nome ao agrupamento. Depois, escolha os membros do seu conjunto, brinque com o cenário e faça-os tocar ou invente as suas próprias criações.
O objectivo dos criadores do site Insultmonger é claro: "elevar o nível do insulto a uma forma de arte". Para isso disponibilizam úteis dicionários de calão, de pragas e variadas propostas para insultos adaptáveis a diferentes situações.
Um novo projecto em português lançou âncora na Internet. Chama-se Tempo de Antena e pretende garantir a todos os interessados um espaço de partilha de conhecimentos através de VideoChat, seguindo um modelo em que cada um pode vender os seus conteúdos.
Um novo site dedicado à vida e obra de Albert Einstein, o Einstein Archives Online, oferece aos seus visitantes a possibilidade de acederem a um arquivo digital com 900 documentos produzidos pelo cientista.
Tendo em conta que nada é tão desejável como a informação que outros preferiam que não se conhecesse, o site InternalMemos.com desenvolveu um negócio baseado na venda da maior colecção de memorandos empresariais e outras comunicações internas na Internet.