Para muitos, o início de um novo ano apresenta-se como a altura ideal para estabelecer novos objetivos. Ser mais organizado está na sua lista de resoluções para 2021? A sua vida digital é um aspeto que deve ter em conta e uma “limpeza” poderá ajudá-lo até a ser mais produtivo.

Por entre a “correria” do dia-a-dia, pode ser difícil manter tudo organizado e, quando dá por si, tem um vasto número de ficheiros e documentos, assim como de programas ou aplicações, de que já não precisa. Além disso, a situação acaba por ter um impacto negativo no desempenho dos seus equipamentos.

É verdade que todo o processo pode parecer uma tarefa hercúlea, em particular, se os seus hábitos de organização não são os melhores. Mas, para guiá-lo, reunimos alguns conselhos úteis, lembrando também que deverá tomar uma abordagem faseada, tomando pequenos passos, para que não perca a motivação.

Clique na galeria para saber como pode começar o novo ano de uma forma mais organizada

1 – Organize o seu computador de uma forma simples

Costuma ir deixando os seus ficheiros e documentos no Ambiente de Trabalho para não os perder de vista? A prática pode revelar-se menos produtiva do que o esperado, dando origem a um desktop completamente desorganizado.

Para começar a dar ordem ao “caos”, vá à secção do Ambiente de Trabalho ao Explorador de Ficheiros do Windows, ou ao Finder se tem um computador com o sistema operativo da Apple. A partir daí, poderá verificar, por exemplo, a data de modificação dos ficheiros em questão, algo que o ajudará a decidir se devem, ou não, ir para a caixa de reciclagem.

Depois de ter feito uma limpeza aos elementos desnecessários, chega a altura de organizar os que restam em pastas. Seja por conteúdo ou por ano: aqui o importante é encontrar uma forma de classificação simples e que consiga manter sem grande esforço.

Manter um olho atento ao armazenamento do seu computador é também importante e, no How to TEK, já o ajudámos a eliminar rapidamente programas que não necessita, assim como a limpar os dados do browser que vão “pesando” na memória do equipamento.

À medida que avança no processo de limpeza, pode notar que o “lixo virtual” começa a amontoar-se rapidamente, algo que poderá resultar num desempenho mais lento do seu computador. No entanto, pode configurar a caixa de reciclagem para fazer uma limpeza automática e até programá-la para eliminar permanentemente os ficheiros assim que pressiona o botão "Delete”.

2 – O mundo mobile também precisa de limpeza  

O espaço disponível no seu smartphone ou tablet não é infinito e existem algumas medidas que pode tomar para geri-lo de forma mais eficiente, como instalar a aplicação Files Go da Google caso tenha um equipamento Android.

Pode também aproveitar para apostar num “detox digital”, focando-se em apps que o deixam stressado, não respeitam a sua privacidade ou que não valem o dinheiro que paga por elas.

Se preferir, pode criar diferentes pastas para manter todas as suas aplicações organizadas. Quer tenha um equipamento com o sistema operativo Android ou iOS, o processo é simples e precisa apenas de arrastar o ícone de uma app para cima de outro. A partir daí, pode adicionar mais apps à pasta e mudar o seu nome.

How to TEK: Armazenamento ilimitado no Google Photos acaba em 2021. Saiba como “salvar” as suas fotos
How to TEK: Armazenamento ilimitado no Google Photos acaba em 2021. Saiba como “salvar” as suas fotos
Ver artigo

Transferir as suas fotos e vídeos para a Cloud é também uma forma de poupar o espaço que tem disponível no equipamento. Mas atenção: se usa o Google Photos, recorde-se que a partir do dia 1 de junho de 2021, todos os novos uploads vão passar a contar nos 15 GB de armazenamento gratuito partilhados pelos restantes serviços de armazenamento disponibilizados pela empresa. Está preocupado com o eventual destino das suas fotos e vídeos? Temos um How To TEK que o pode ajudar.

3 – Não deixe que o caos reine no email e na Cloud

O correio eletrónico é para muitos uma ferramenta indispensável, mas, com o passar do tempo, a correspondência começa a “pesar”, em especial se recebe muitas mensagens com anexos  Eliminar os emails desnecessários um a um é um processo moroso e pouco produtivo e, se usa o Gmail, pode seguir os nossos conselhos para uma limpeza mais rápida e eficiente.

Na sua demanda por organização não deve descurar os serviços de armazenamento na Cloud, como o Google Drive ou o OneDrive, onde, ao longo do tempo, se vai acumulando uma coleção de arquivos que vão perdendo a sua importância. Localizar os ficheiros que ocupam demasiado espaço é mais fácil do que parece e poderá ajudá-lo a evitar os bem conhecidos avisos de que já está a “pisar o limite”, além das situações em que está a tentar livrar-se apressadamente de ficheiros e que podem dar origem à eliminação acidental de arquivos importantes.

No How To TeK queremos ajudar todos os leitores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.