Depois de ter “fugido à regra” em setembro, dando apenas a conhecer os novos Apple Watches e iPads, a Apple prepara-se para revelar hoje ao mundo a família de smartphones iPhone 12 num evento online diretamente de Cupertino.
Há uma grande expetativa em torno dos novos smartphones, com os internautas a discutirem a possibilidade de os inúmeros rumores que circulam se tornarem realidade e a trocarem entre si os já habituais memes. Mas, ainda se lembra do lançamento do iPhone original?
No dia 9 de janeiro de 2007, Steve Jobs pisou o palco da Macworld e garantiu que se iria fazer história naquele dia. Passada mais de uma década desde sua apresentação, uma coisa é certa: o papel do iPhone no mercado dos smartphones é inegável, em especial, como contributo para as contas da Apple, ou o equipamento não se tivesse transformado numa das principais razões pelo crescimento da empresa de Cupertino.
Clique na galeria para conhecer a evolução do iPhone ao longo dos últimos 13 anos
A apresentação na Macworld durou cerca de uma hora e meia, com 55 minutos completamente dedicados ao iPhone, num evento que também marcou a estreia da Apple TV e da nova designação da empresa sem “Computers”.
Mesmo por entre as críticas que previam que o equipamento seria um completo falhanço, o smartphone esgotou poucas horas depois de ser colocado à venda. Ao todo, estima-se que a Apple tenha vendido cerca de 1,39 milhões de iPhones originais em todo o mundo.
A popularidade do iPhone foi crescendo ao longo do tempo e, em 2015, os números de vendas atingiram um pico de 231,22 milhões. Além disso, com o passar dos anos, a expetativa em relação aos smartphones não parou de aumentar e, nos dias que antecedem a chegada do mais recente modelo de iPhone às lojas, surgem as habituais longas filas de fãs à espera para comprá-lo.
A acompanhar o crescimento da popularidade, os preços do iPhone também “escalaram”. Em contraste com o modelo original, que estava disponível um preço entre os 385 e 399 euros, a versão básica do iPhone 11 contava com preço de lançamento de 829 euros. Já os dois modelos Pro custavam 1.179 euros e 1.299 euros, no caso do Pro Max.
O iPhone X, lançado em 2017, é considerado como o smartphone mais caro da marca até à data. O preço inicial acima de mil euros chocou a vasta maioria dos consumidores e a Apple acabou por baixar o custo do seu lançamento seguinte, o iPhoneXR, para uma “módica” quantia de 879 euros.
iPhone 12: O que esperar da próxima geração de smartphones da Apple?
Os múltiplos rumores que circulam online indicam que a Apple terá “na calha” quatro novos smartphones, todos com suporte a 5G. Estão previstos dois modelos básicos: um com 5,4 polegadas, conhecido como o iPhone 12 Mini, e outro com 6,1 polegadas. Há também dois modelos Pro, o primeiro com 6,1 polegadas e um segundo, o iPhone Pro Max, com 6,7 polegadas, visto como o maior smartphone da marca até agora.
A nova linha de smartphones deverá contar com o novo chip A14, que também equipa o último iPad Air. A gigante de Cupertino deverá aproveitar para mostrar como é que o componente supera a edição antecessora, dado que não entrou em muitos detalhes no último evento que organizou.
Apesar de manter o trio de câmaras semelhante aos equipamentos da geração anterior, há uma possibilidade de o modelo Pro Max integrar uma quarta câmara LIDAR, concebida para explorar as aplicações de realidade aumentada.
Recorde-se que a Apple terá encomendado às suas fábricas e fornecedores a produção de pelo menos 75 milhões de unidades de novos smartphones até ao final do ano, em linha com os números do ano passado. O objetivo será mesmo alcançar as 80 milhões de unidades e a fábrica da Foxconn, a principal fabricante da empresa da maçã, em Zhengzhou na China, está a funcionar dia e noite para assegurar que os novos equipamentos cheguem a tempo aos distribuidores.
No que respeita a preços, rumores avançados por Kang, um conhecido “informador” chinês, na rede social Weibo, indicam que o iPhone 12 Mini estará disponível a partir de 699 dólares. O modelo básico de 6,1 polegadas contará com preços desde os 799 dólares. Ambos os smartphones contarão com opções de armazenamento que vão dos 64 aos 256 GB. Já os preços do primeiro modelo Pro começam nos 999 dólares e os do Pro Max nos 1.099 dólares. As opções de armazenamento para os dois equipamentos vão dos 128 aos 512 GB.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Meomni: Definitive ChatGPT Sidebar reúne calendário e favoritos com ajuda de IA -
App do dia
Onde é mais barato carregar o carro elétrico? Há uma aplicação com respostas -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários