À medida que a tripulação da Crew-3 se prepara para partir para o Espaço em outubro, os astronautas da Crew-2 continuam empenhados na sua missão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Além das experiências científicas, a Crew-2 tinha na sua “lista de tarefas” espacial a atualização do sistema de alimentação solar da ISS, que decorreu entre os dias 16 e 25 de junho, numa missão desempenhada pelos astronautas Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA) e Shane Kimbrough da NASA.

O processo, que envolveu três passeios espaciais e até algumas dificuldades técnicas ao começo, foi documentado pelo astronauta Akihiko Hoshide, da agência espacial japonesa (JAXA) e “condensado” em dois novos timelapses revelados agora pela ESA.

Ao longo de 10 dias, os astronautas atualizaram o sistema de alimentação solar da ISS através da instalação do iROSA (Roll-out Solar Array), que podem ser descritos como uma espécie de painéis solares compactos que se desenrolam como um tapete de yoga gigante.

Veja os astronautas em ação durante o primeiro passeio espacial

A ESA explica que no primeiro dos passeios espaciais, os astronautas começaram por preparar o sistema do iROSA e movê-lo para o local de instalação. Um pequeno problema técnico com o fato de Shane Kimbrough acabou por atrasar um pouco a primeira parte do processo, mas, depois de estar tudo resolvido, os astronautas voltaram “à carga”.

Já no segundo passeio espacial, Shane e Thomas “desempacotaram” os painéis, colocando-os no local correto, ligando-os à ISS através de cabos e assegurando que se mantinham bem fixos. De acordo com a ESA, os astronautas tomaram medidas extra de precaução para evitarem choques elétricos, como ligar os painéis à Estação durante o período de noite orbital.

Veja o timelapse do segundo passeio espacial

Enquanto a tripulação esperava pela atura certa, as luzes e a câmara do capacete do astronauta da NASA acabaram por se soltar, um problema que foi temporariamente resolvido com a ajuda de algum arame. Apesar de tudo, foi possível instalar o primeiro conjunto de painéis, num passeio espacial que durou quase seis horas e meia.

A base espacial Gateway vai ser crucial na missão da NASA à Lua. Veja as imagens conceptuais
A base espacial Gateway vai ser crucial na missão da NASA à Lua. Veja as imagens conceptuais
Ver artigo

Por fim, a 25 de junho, os astronautas voltaram a sair, desta vez para o seu terceiro passeio espacial, terminando a instalação do iROSA, que já está a funcionar e a dar energia à ISS. A ESA indica que o design dos novos painéis solares será utilizado na futura base espacial Gateway, que vai dar suporte aos astronautas em missões na Lua.