Soluções de 5G e 6G, smartphones, robots, muita realidade aumentada e ecrãs flexíveis estão entre os principais destaques do Mobile World Congress que esta semana concentrou em Barcelona o mundo da tecnologia e telecomunicações. A data do próximo ano já está marcada.
Os robots são a forma mais eficaz de demonstrar sistemas de inteligência artificial e conetividade 5G e vários circularam no Mobile World Congress, desde de um barman, o repetente Cyberdog da Xiaomi e outros mais fofinhos ou bizarros.
Depois de um primeiro adiamento devido a problemas técnicos, o foguetão Falcon 9 que deu boleia à nave Crew Dragon Endeavour e aos próximos habitantes da Estação Espacial Internacional seguiu viagem esta madrugada.
O Hab One, o primeiro módulo da estação espacial Axiom Space, está a ser construído nas instalações da Thales Alenia na Itália. Se tudo correr como planeado, o Hab One partirá para o Espaço em 2025.
A fabricante apresenta os novos Xiaomi 13 como as suas "obras primas" e a integração com a fotografia da Leica, que vai além da adoção das lentes, é um dos trunfos para se destacar no mercado de smartphones onde a capacidade de fotografar e gravar vídeo de qualidade estão entre as principais exigênc
A Agência Espacial Europeia recua décadas para explicar no que consiste o buraco na camada de ozono e como foi provocado, para depois explorar os incríveis avanços feitos e como algumas das ferramentas espaciais têm ajudado a monitorizar a sua recuperação.
Um ano depois da invasão russa à Ucrânia, os satélites continuam a partilhar o rastro de destruição causada pelos bombardeamentos nas diversas cidades do país.
O segundo ano por terras marcianas foi particularmente atarefado tanto para o rover Perseverance como para o pequeno helicóptero Ingenuity. Recorde alguns dos momentos mais marcantes da missão da NASA em Marte.
A Sony aproveitou também para desmontar os comandos que acompanham o headset PS VR2 e que foram inspirados na tecnologia Dual Sense do controlador original da PS5.
A deslumbrante vista proporcionada pelo Telescópio Espacial James Webb do chamado Cluster de Pandora reúne quatro imagens, mostrando cerca de 50.000 fontes de luz infravermelha próxima. É a representação da vastidão do espaço numa única foto.
O Vindstyrka mede o nível de partículas (as inferiores a 2,5 micrómetros), humidade, temperatura e a carga de gases poluentes. Valores anormais podem justificar problemas respiratórios ou outras complicações de saúde.
Os dados gerados por satélite ajudam os cientistas a analisar o movimento das placas no solo, listando potenciais riscos que as autoridades podem utilizar no seu plano de recuperação e reconstrução. Mas as imagens em alta resolução dos locais são essenciais para salvar vidas.
O Beyond tem um aspeto compacto, desenhado para ser leve e utilizado em longas sessões de realidade virtual. Mas não é o mais barato que vai poder comprar.
Dez tubos com amostras da geologia marciana estão agora depositados na superfície do Planeta Vermelho, à espera de serem recolhidos para que o seu conteúdo seja analisado em Terra, em busca de sinais de vida.
A Rússia continua a acumular perdas na região de Donetsk, com as forças ucranianas a conseguirem impedir a progressão do exército invasor. A destruição e as crateras causadas pela artilharia são visíveis nas imagens de satélite.
A pequena rocha espacial foi descoberta umas horas antes do impacto, apesar da dimensão reduzida: tinha apenas um metro de largura. Ainda assim, “deu show”.
O Chile continua a ser devastado pelos incêndios, com regiões a registar temperaturas de 40 graus Celcius. Dezenas de pessoas já terão perdido a vida devido aos fogos. Portugal está a participar nas operações e já enviou 144 operacionais para ajudar no terreno.