“Bem-vindos à IFA Special Edition”. A mensagem acompanhava os visitantes, todos profissionais da indústria e jornalistas, logo a partir da entrada, mas esta é uma IFA muito diferente da que todos os anos temos visitado, onde os 27 pavilhões da Messe Berlim estão cheios de marcas a mostrarem a sua inovação e milhares de visitantes, mais de metade dos quais são consumidores.

Máscara obrigatória, dispensadores de álcool gel e indicações de distanciamento social obrigatório marcaram esta feira que é o primeiro grande evento na área a avançar com um modelo presencial, mas com muitas restrições impostas pela pandemia da COVID-19. O número de acreditações aos jornalistas foi limitado e os convites escassos, e houve muitas desistências e limitações de viagens que acabaram por tornar o número de presenças ainda mais reduzido. De Portugal só o SAPO TEK esteve em Berlim e mesmo de Espanha só três jornalistas marcaram presença na feira.

E valeu a pena? A IFA Special Edition começou a 3 de setembro e terminou no sábado, a 5 de setembro, numa edição mais curta e com apenas 150 expositores presentes entre a IFA Global Press, a IFA Business Lounges e a SHIFT Mobility meets IFA NEXT, mas online contou com 1.300 expositores e mais de 78 mil registos de participantes.

Com todos os cuidados sanitários, e limpeza constante, a sensação de segurança foi um dos pontos que os expositores e participantes com quem falámos apontaram como positivo, e do nosso lado esta foi também a impressão dos três dias de exposição e conferências. Apesar do número mais limitado de expositores, não faltaram histórias, inovação e produtos para experimentar, alguns dos quais se destacaram por serem mais arrojados. E é sempre melhor estar no local a acompanhar as novidades do que à distância, por muito confortável e seguro que possa ser seguir um evento online.

Algumas das conferências foram mais aborrecidas, com mensagens gravadas, mas a LG surpreendeu com a utilização de hologramas em palco para a presença do presidente e CTO IP Park. Aliás, a empresa de eletrónica de consumo terá sido a que melhor aproveitou o espaço da IFA, criando até uma exposição virtual onde é possível “visitar” os produtos até final do mês de setembro.

Da exposição desta vez não podemos queixar-nos da falta de tempo para correr todo o espaço. Todos os anos sentimos que fica por cobrir uma fatia muito importante dos pavilhões e dos stands, apesar de muitos quilómetros palmilhados na enorme área de exposição da Messe Berlim. Houve tempo para experimentar, conversar com os expositores e descobrir alguns dos produtos mais interessantes, que pode ver na galeria de fotografias.

A Huawei não trouxe novidades à IFA mas a submarca Honor aproveitou para lançar novos relógios e computadores pessoais, e anunciar também alguns dos próximos produtos, um aspirador vertical, um massajador e uma escova de dentes, como demos conta no artigo que publicámos.

A TCL apostou também nos tablets e produtos de áudio para a sua apresentação, mas trazia no bolso novidades sobre um novo tipo de ecrã semelhante ao papel, o NXTPAPER, e os óculos que podem substituir os ecrãs em várias situações, incluindo os aviões, com o Projeto Archery 3.0.

A Qualcomm trouxe novidades sobre a sua aposta no 5G com o anúncio do alargamento da 5ª geração móvel aos seus processadores Snapdragon série 4, com promessa de equipamentos mais baratos, e a Realme será uma das empresas que vai tirar partido desta aposta. A empresa chinesa que se autonomizou da Oppo está a investir na sua presença na Europa e na América Latina, com objetivos ambiciosos, e em breve pode chegar a Portugal e ao Brasil, como o SAPO TEK apurou.

Numa feira de eletrónica de consumo não faltaram também novidades para a casa, de aspiradores a purificadores do ar, como o maremed da Bauer que quer trazer o ar marítimo para dentro de casa, ou o Oishi da ataraina, um purificador de ar “personalizado” para usar ao pescoço.

A Fitbit aproveitou o espaço de exposição para mostrar os novos Fitbit Sense com gestão de stress e medição de temperatura da pele, e a Bleu Jour tinha em exposição também a sua proposta de computadores pessoais de design arrojado.

A Satisfyer captou a atenção pela comunicação “picante” dos seus brinquedos sexuais e da nova aplicação que faz a ligação a companheiros remotos que podem controlar os dildos, e que permite também sincronizar a música favorita na Apple Music ou Spotify com os aparelhos para que se movam ao ritmo das canções.

Outras propostas de wearables destacaram-se também no espaço de startups, que a IFA tem vindo a cultivar. A Fauna mostrou os seus óculos que são também sistemas de som, aproveitando as astes para os tornar em “áudio Eyewear”, uma alternativa a quem não gosta de auriculares e auscultadores. A empresa é austriaca e já está a vender os seus produtos online.

IFA Special Edition 2020

“Sentir o som” é a proposta da deep one, que tem um protótipo de um colar para poder experimentar as “batidas” das músicas. O aparelho começou por ser desenvolvido para cegos e amblíopes e evoluiu para um conceito mais alargado, que pode ser usado como companheiro na visualização de um filme, ou de jogos, como explicou o responsável ao SAPO TEK.

Interessante é também a história da Shift, uma empresa alemã que garante ter o mais avançado smartphone modular e sustentável do mercado, mas que tem muito mais para contar na história que está por detrás do desenvolvimento da empresa, e que vamos abordar proximamente.

Entre outros produtos e ideias em exposição destacou-se também a Future Candy Land, a agência de inovação de Hamburgo, que deu boleia a várias startups como a GoBe Robots, com uma solução de telepresenta, a OKAI com bicicletas elétricas e a proposta mais doce da Chocolate3 com uma impressora 3D a produzir letras em chocolate.

Mesmo com todas as diferenças a organização já considerou esta IFA Special Edition um sucesso, e garante no próximo ano volta em força com uma IFA “normal” que já tem data marcada para 3 a 7 de setembro de 2021, e 60% do espaço reservado. Nós contamos voltar a estar em Berlim para acompanhar todas as novidades.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.