Todas as notícias do mundo da tecnologia ao minuto, as tendências e as novidade das empresas e os novos lançamentos de produtos e soluções das principais fabricantes.
Numa carta enviada ao ICANN, o organismo que regula a Internet a nível mundial, Mykhailo Fedorov, ministro ucraniano da Transformação digital apela para que sejam implementadas “sanções estritas” contra a Rússia “no contexto da regulação de DNS”.
A própria Microsoft já reconheceu que nunca viu nada assim. As barreiras caíram e a colaboração entre Governos e empresas acontece dia-a-dia, para travar as ciberinvestidas da Rússia contra a Ucrânia. Em menos de 24 horas um novo malware desencadeou uma rede de colaboração sem paralelo na história.
A aliança para as startups que foi fixada em Lisboa passa agora a contar com a República Checa, Eslovénia e França que se juntam a Portugal, Áustria e Espanha. Talento e financiamento são focos prioritários para 2022.
A Disney não vai lançar novos filmes e a Warner Bros. cancelou a estreia do The Batman na Rússia. O Meta vai restringir as suas redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp e o Twitter também anunciou medidas de boicote.
Chama-se Net Zero Space e junta várias entidades do setor espacial de todo o mundo, entre as quais está a GMV, com o objetivo de conseguir um uso sustentável do espaço.
Os ciberataques à administração pública e setor militar da Ucrânia aumentaram 196% nos primeiros três dias de combate, segundo dados da Check Point Research (CPR), divulgados hoje.
O clube inglês Manchester City assinou um acordo com a Sony para a construção de um estádio virtual, para que os fãs que não se possam deslocar ao Etihad Stadium para assistir aos jogos, o possam fazer em ambiente de metaverso.
Durante semanas, ESA e NASA acreditaram na forte probabilidade de um asteroide vir a chocar com a Terra já no próximo ano, sem hipótese de defesa. A ameaça foi, entretanto, descartada, mas as agências espaciais não ganharam para o susto, “confessam” agora.
Tanto a Meta, casa-mãe do Facebook, como o YouTube e Twitter estão a bloquear a monetização de meios associados ao governo russo em resposta à invasão russa à Ucrânia. Mas há mais medidas para garantir a segurança das plataformas e utilizadores, em particular, daqueles que vivem na zona de conflito.
Num momento em que a população ucraniana enfrenta uma grave crise, multiplicam-se os esforços para mitigar o seu impacto. Em Portugal, nascem novas plataformas e movimentos, como o We Help Ukraine, que querem ser uma “ponte” entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda.
À semelhança do que aconteceu após os problemas que se fizeram sentir ainda neste mês, a Caixa Geral de Depósitos indica que em causa não está um ataque informático. O banco afirma que equipas especializadas estão a trabalhar para recuperar o serviço.
Foi o próprio ministro da transformação digital da Ucrânia que lançou o desafio e a resposta tem estado a chegar. O país quer formar um exército TI para contra-atacar a Rússia, o problema pode ser que escolheu fazê-lo numa app russa, há já quem alerte.
A casa-mãe do Facebook detalhou as infraestruturas que vão suportar o metaverso e os avanços necessários para diminuir a latência, a largura de banda simétrica, assim como o aumento da velocidade geral das redes.
A ciberguerra já tinha sido declarada pelo grupo hacktivista Anonymous ao regime de Putin. O coletivo lançou agora um novo vídeo onde diz que deixar alguns sites offline é só o começo e que hackers de todo o mundo, incluindo russos, podem expor em breve os segredos de Putin e da Rússia.
A rede social afirma que as mensagens que "glorificam e encorajam" a guerra são "uma violação" das regras de utilização. Milhares de publicações foram eliminadas das plataformas.
As restrições da COVID-19 continuam a afetar a maior feira de tecnologia móvel na Europa e este ano são esperados cerca de 40 mil visitantes e 1.500 expositores onde a mais recente baixa será o pavilhão da Rússia, banido do evento. O metaverso e o 5G são palavras chave, assim como os smartphones dob
O novo alinhamento da Lenovo tem uma dúzia de novas propostas que renovam as linhas de portáteis ThinkPad e ThinkBook, e de tablets IdeaPad. O primeiro portátil com processador Snapdragon, é cabeça de cartaz.
O Governo quer criar o Gabinete Técnico dos Açores para o Espaço, tendo em vista agilizar "benefícios fiscais atrativos, incentivos estimulantes e resposta rápida ao investimento"
Depois do novo smartphone Galaxy S22 e do tablet Galaxy Tab S8, a Samsung completa a família com novos portáteis Book 2 Pro, com preços a começarem nos 899,99 dólares.
A Huawei volta ao Mobile World Congress com uma linha reforçada de computadores portáteis e tablets para a sua estratégia de Smart Office. O primeiro tablet e ink da Huawei é um concorrente sério do Kindle da Amazon.