No final de março, a SpaceX pôs à prova o protótipo SN11 da Starship, a nave espacial que um dia levará o Homem a Marte. No entanto, ao contrário do esperado, o protótipo acabou por explodir em pleno voo, não chegando a completar as manobras previstas.

Após o incidente, Elon Musk tinha já dado a conhecer que um dos motores não conseguiu funcionar como era suposto, mas que algo significativo se deveria ter passado ainda antes da fase de aterragem. Agora, o CEO da empresa revela mais detalhes sobre o que aconteceu ao SN11 através da sua conta no Twitter.

Em resposta a um utilizador da rede social, Elon Musk indica que uma fuga “relativamente pequena” de metano fez com que o segundo motor do protótipo se incendiasse, “fritando” parte do sistema de aviação.

Assim, ao reiniciar os motores para a descida, uma das câmaras de metano causou uma combustão maior do que aquela que os motores foram concebidos para aguentar, resultando na explosão do protótipo. Segundo Elon Musk, a empresa está a trabalhar o mais depressa possível para encontrar uma forma de evitar que o mesmo problema se repita.

Recorde o vídeo do teste ao SN11

Recorde-se que, no teste anterior, o protótipo SN10 conseguiu realizar todas as manobras previstas e até chegou a aterrar, mas explodiu minutos depois. De acordo com o Elon Musk, o motor do SN10 não tinha impulso suficiente devido a uma infiltração parcial de hélio vinda do tanque de combustível.

Explosões derivadas dos testes dos protótipos da Starship da SpaceX podem colocar em perigo a população local
Explosões derivadas dos testes dos protótipos da Starship da SpaceX podem colocar em perigo a população local
Ver artigo

Na “calha” está agora um novo teste com o protótipo SN15 que se baseia numa nova tecnologia. Entretanto, as atividades de testes da empresa de Elon Musk estão a ser investigadas pelo Comité dos Transportes e Infraestruturas da Casa dos Representantes dos Estados Unidos, uma vez que os efeitos das explosões podem causar ondas de choque com consequências mesmo em áreas relativamente distantes da zona de impacto.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.