A tecnologia de reconhecimento facial está a ser utilizada em todo o lado. Os governos e as empresas justificam a implementação destes sistemas com razões de segurança, mas a recolha dos dados biométricos está a dar-lhes cada vez mais poder sobre os utilizadores e os cidadãos. E é por culpa desta nova relação com a tecnologia que designers, académicos e ativistas se juntam hoje para criar peças e soluções eletrónicas capazes de ludibriar estes sistemas.
O software de reconhecimento facial utiliza inteligência artificial para detetar rostos e figuras humanas em tempo real, mas a tecnologia é falível e pode ser facilmente enganada com recriações artificiais dos traços humanos.
Pode ver na galeria algumas das criações mais populares dos últimos meses para enganar o reconhecimento facial
Há criações que confundem a IA, levando-a a pensar que está a olhar para outra coisa que não uma cara, e há outras que recorrem a rostos falsos para impedir o sistema de fazer uma identificação precisa.
Os designs são ainda um nicho e têm surgido como parte de projetos artísticos ou académicos, especialmente depois de terem despoletado os protestos em Hong Kong, onde as autoridades recorrem a estas ferramentas para identificar e deter protestantes.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários