Hoje já existem mais máquinas que humanos no planeta, com potencial para assumirem o papel de compradores, e nos próximos anos esse número vai continuar a crescer. Para a Gartner, esta é mesmo uma das maiores oportunidades de crescimento da década e pode ter um impacto na economia, ao nível do comércio eletrónico.

O que devem então fazer as empresas? Preparar o caminho para a chegada desta megatendência, que não tem forma de não se concretizar, e que vai banalizar compradores com características muito diferentes de um cliente humano. Desde logo, porque o cliente não humano não é influenciável por questões subjetivas.

Olhando para os números do presente verifica-se que, em todo o mundo, estão neste momento instalados mais de 9,7 mil milhões de dispositivos IoT (Internet of Things), incluindo equipamentos de monitorização, câmaras de vigilância, veículos conectados, sistemas de iluminação inteligente, tablets, relógios e altifalantes inteligentes ou impressoras conectadas.

“Cada um tem uma capacidade cada vez mais melhorada de analisar informação e tomar decisões. Todos os produtos IoT podem vir a tornar-se clientes”, antecipa a Gartner, que já definiu alguns prazos para esta evolução.

A empresa acredita que em 2027, metade da população a viver nas economias mais desenvolvidas terá o apoio de assistentes de realidade virtual, na realização de tarefas diárias.

Os clientes máquina, como a consultora lhes chama, são agentes económicos não humanos que obtêm bens e serviços a troco de dinheiro. No percurso de evolução dos grandes compradores da próxima década esperam-se três fases.

Gartner - 3 fases de evolução dos clientes não humanos
créditos: Gartner

A atual é a primeira de três fases e é onde estão, por exemplo, os veículos da Tesla. Nesta fase, agentes não humanos podem realizar tarefas autónomas limitadas e que apenas executam as indicações de um humano.

Numa segunda fase, já em ascensão, continuam a ser os humanos a definir ações, mas a inteligência artificial já tem autonomia para fazer escolhas, a partir de um leque básico de orientações. Os sistemas de condução autónoma são o exemplo apontado aqui.

Numa terceira fase espera-se que os agentes não humanos se transformem em compradores autónomos, com inteligência suficiente para tomar decisões independentes em nome de um humano e capacidade para assumir a maior parte das etapas num processo de aquisição.

E o que pode fazer diferente de um humano um cliente não humano? muita coisa, admite a Gartner. "O que os clientes máquina de cada fase têm em comum é que vão tomar decisões diferentes dos humanos de três maneiras", defende Don Scheibenreif, responsável de pesquisa da consultora para a área de customer experience.

Há um restaurante em Zagreb onde todas as receitas são cozinhadas por robots
Há um restaurante em Zagreb onde todas as receitas são cozinhadas por robots
Ver artigo

Desde logo, os clientes não-humanos "vão tomar decisões com base em regras lógicas, que podem ou não ser transparentes. Em segundo lugar, podem processar grandes quantidades de informação”. Por último, “as máquinas concentram-se em completar tarefas de forma eficiente e sem emoção e não se deixam influenciar”, acrescenta o responsável.

A visão e previsões da Gartner nesta área são desenvolvidas num livro publicado por dois especialistas da consultora, o já referido Don Scheibenreif e Mark Raskino, autores de When Machines Become Customers - quando as máquinas se tornam clientes.

Os autores acreditam que os clientes máquina vão estar cada vez mais envolvidos num leque diverso de compras, pessoais e profissionais, e na publicação expõem os desafios e oportunidades que se abrem às empresas com esta tendência e como tirar melhor partido delas.

Recomenda-se que os responsáveis das diferentes áreas nas empresas colaborem entre si para preparar as organizações para esta nova vaga, que vai implicar enquadramento legal específico, plataformas digitais adequadas e estratégias de marketing repensadas.