A cadeia de fast-food, White Castle, anunciou, esta semana, a instalação de robots "Flippy 2" em mais de 100 restaurantes. As máquinas vão assegurar uma parte muito específica do processo de confeção dos hambúrgueres, que são a especialidade da marca.

Desde setembro de 2020 que a empresa tem vindo a conduzir testes. Numa primeira fase, recorreu ao modelo original, Flippy, que foi instalado em apenas um restaurante, na cidade de Chicago. O Flippy 2 está a ser testado desde o passado mês de novembro, num conjunto mais alargado de instalações.

A Miso Robotics é a empresa responsável por ambos os robots e acredita que a sua instalação em cozinhas reais torna-as mais eficientes e protege os trabalhadores humanos dos riscos inerentes ao desempenho de tarefas na linha de confeção de alimentos. "A melhoria que traz ao fluxo de trabalho, permite uma redistribuição dos trabalhadores humanos por outras funções, para que seja possível entregar experiências cada vez mais memoráveis aos clientes", indica em comunicado.
Robots conquistam restauração. Cadeia americana “contrata” ajudante que prepara 300 hambúrgueres por dia
Robots conquistam restauração. Cadeia americana “contrata” ajudante que prepara 300 hambúrgueres por dia
Ver artigo

Num vídeo publicado no YouTube, a Miso mostra como o Flippy está habilitado a operar outras estações, como a de fritura das batatas, por exemplo. Para virar hambúrgueres, a máquina recorre a um software de reconhecimento de imagens para monitorizar o estado dos vários elementos na chapa (hambúrgueres, pão, queijo, frango) por forma a aperfeiçoar o momento de viragem.

Esta não é a primeira aposta do género. Em Pequim, por exemplo, foram usados vários robots para confecionar refeições para os jornalistas presentes nas olimpíadas de inverno deste ano. Desta aposta da gigante norte-americana, fica a permanência e a dimensão da mesma que automatizará a fritura de hambúrgueres, em permanência, em mais de uma centena restaurantes nos EUA.