O gabinete responsável pelo registo de patentes nos Estados Unidos da América publicou esta semana um documento relativo a uma das últimas submissões da Apple. O produto em questão trata-se de um sistema de realidade virtual que foi desenhado para ser utilizado em veículos, de forma a evitar enjoos nos passageiros. A empresa de Cupertino, contudo, prevê que esta solução possa ainda ser utilizada para transportar o utilizador para uma reunião ou para um conteúdo de entretenimento.

tek apple patente
tek apple patente

O documento explica que o sistema pode incluir um headset de realidade virtual ou um projetor, que seria utilizado para projetar imagens nas paredes interiores do veículo.

Para amenizar a hipótese de enjoo, o sistema poderia incluir um conjunto de sensores para monitorizar o estado do utilizador, determinando, em tempo real, se este se encontra com náuseas ou tonturas. Em resposta, o conteúdo reproduzido no sistema de RV será continuamente ajustado para melhorar a experiência do passageiro e mitigar esta resposta biológica. A Apple explica que a exibição de avisos claros e visuais podem ser utilizados para preparar o utilizador para uma viragem mais brusca ou um STOP.

Apple compra startup Vrvana e entra no mercado de realidade virtual
Apple compra startup Vrvana e entra no mercado de realidade virtual
Ver artigo

No que diz respeito ao entretenimento, a tecnológica sugere que o sistema pode ser utilizado para transportar o passageiro para uma sala, em que o autor de um livro lhe lê a sua obra, ou para uma reunião de trabalho, num ambiente virtual adequado, em que estão presentes todos os intervenientes. Haverá ainda espaço para aventuras interativas, como a perseguição de zombies ou parapente. Nestes casos, o ar condicionado e o sistema de som do carro podem ser utilizados para tornar toda a experiência mais imersiva.

Note que este é apenas um produto conceptual e corre o risco de nunca vir a ser materializado numa versão comercial, tal como todas as patentes registadas por tecnológicas. Este, contudo, não é o primeiro nem o único projeto de RV que a empresa mostra ter em desenvolvimento. A aquisição de empresas especialistas neste sector tecnológico são outra das provas que nos mostram que a Apple está interessada em lançar produtos de realidade virtual.