Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
Recentemente, circulou na Internet um novo esquema de fraude com criptomoedas que recorria a um vídeo manipulado por IA “protagonizado” por Anatoly Yakovenko, co-fundador da plataforma de blockchain Solana. O vídeo já foi removido do YouTube.
Os artistas incluem-se numa longa lista apresentada como prova num processo contra empresas como Midjourney, Stability AI, DeviantArt e Runway AI. O caso remonta a 2023, mas ganhou mais atenção no início do novo ano com um documento partilhado nas redes sociais.
Os investigadores da Kaspersky identificaram três esquemas de phishing relacionados com a passagem de ano que usam a promessa de ofertas e promoções para enganar as vítimas.
O incidente, ocorrido num jogo de realidade virtual, terá causado um grande impacto psicológico e emocional na vítima. Os chefes da polícia britânica apelam agora para um reforço da legislação contra este tipo de crimes.
Os temas do espaço, novos lançamentos de smartphones, tablets, TVs e wearables, mas também notícias de Inteligência Artificial, inovação nas áreas da tecnologia e saúde, estiveram no top das notícias mais lidas no SAPO TEK.
A polícia da cidade de Hangzhou, no leste da China, desmantelou um grupo criminoso que utilizava o serviço de inteligência artificial ChatGPT para, alegadamente, realizar ciberataques a empresas e extorquir dinheiro.
Dados avançados pelo mais recente relatório do CNCS indicam também que, em 2022, 54% das empresas afirmaram ter recomendações documentadas sobre medidas, práticas ou procedimentos de segurança das TIC. O valor está acima da média de 37% da UE.
Plataformas como Instagram, Facebook, ou YouTube faturaram nos EUA, em 2022, quase 11 mil milhões de dólares (9,9 mil milhões de euros) em receitas publicitárias de crianças e jovens, revela um estudo.
A par do ransomware e das burlas através de plataformas como WhatsApp, há uma nova geração de ameaças alimentadas por inteligência artificial que, em 2023, já começaram a ganhar mais espaço nas operações dos cibercriminosos.
Facebook, Instagram, Twitter como X e TikTok acompanharam-nos em 2023 e assim deverão continuar por 2024. Umas a perderem utilizadores, outras a ganharem, enquanto ficam mais parecidas entre si e tentam rentabilizar o negócio, a braços com as questões da privacidade.
São pequenas mudanças, que podem fazer a diferença na hora de assumir responsabilidades, ou resolver um litígio. O serviço de pagamentos eletrónicos aceitou fazê-las depois de negociações com os reguladores europeus.
O Sporting CP fez uma parceria com a Extreme Networks e o Grupo Ricoh para uma cobertura Wi-Fi 6E para todos os espetacdores. O estádio José Alvalade será o primeiro da Europa cobertura a 100%.
O assistente digital da Google, Bard, não vai responder a perguntas sobre temas relacionados com as eleições durante o período de campanha que se aproxima em vários países do mundo.
O Pornhub, Stripchat e XVideos juntam-se agora a uma lista de plataformas e serviços online de grandes dimensões que, na Europa, terão de reforçar a moderação de conteúdo, a proteção de menores e assumir uma maior responsabilidade.
Entre os ficheiros expostos pelos hackers do grupo Rhysida está também um acordo assinado entre a Sony e a Marvel que prevê o desenvolvimento de três jogos inspirados pela série X-Men, com Wolverine a ser o primeiro deles.
De acordo a Microsoft, o objetivo será direcionar a atenção do público para forças políticas que se opõem ao apoio à Ucrânia. Ao longo dos últimos meses, os especialistas observaram as táticas utilizadas em campanhas cibernéticas e de influência russas, com foco na manipulação de vídeos e ciberespio
Desenvolvida por investigadores nos EUA, a Nightshade “envenena” os dados usados para treinar ferramentas de criação de imagens com IA. Mas não é a única que poderá ajudar artistas a lutar contra o uso não autorizado das suas imagens.
A Comissão Europeia anunciou a investigação formal à rede social de Elon Musk por incumprimento do Regulamento dos Serviços Digitais, no que diz respeito a desinformação e incumprimento de obrigações de transparência relacionados com a guerra de Israel ao Hamas.
Com a atualização, o World ID da Worldcoin passa a estar integrado em plataformas como a Shopify, Minecraft, Reddit e Telegram, que se juntam à integração com a portuguesa Talent Protocol.
A FootAR acaba de receber um prémio europeu de inovação e prepara um ano que tem tudo para ficar na história da empresa. Arranca com um teste em ambiente real da sua plataforma de realidade aumentada para fãs de desporto com o Braga e segue para a cobertura do Euro 2024.
Oito anos depois da atuação no Got Talent Portugal, Hugo Rosa continua a dar cartas na comédia, com a tecnologia a abrir novas oportunidades humorísticas. E não tem medo que o ChatGPT lhe roube o trabalho.
O TikTok afirma que foram removidas mais de 12.000 contas falsas com origem na Rússia, incluindo 800 identificadas por uma recente investigação da BBC.
A "guerra" aos cookies continua e a partir de janeiro a Google vai começar os testes de proteção para limitar o rastreamento entre websites e restrição do acesso a cookies de terceiros.