A Rússia condenou a plataforma de streaming Twitch a pagar uma multa de cerca de 2 milhões de rúpias (cerca de 32,4 mil euros) por alegadamente alojar um vídeo falso. Avança a Reuters que o vídeo em questão tem 31 segundos e a Rússia acusa-o de conter informação falsa sobre alegados crimes de guerra cometidos na cidade ucraniana de Bucha, citando agências noticiosas russas.

O tribunal russo acusou dessa forma a Twitch por falhar na remoção do clip de vídeo em questão, que foi partilhado por uma jovem local da cidade de Bucha, referiu o jornal Kommersant. O vídeo é mais um elemento que se junta a outras referências da Ucrânia nas acusações feitas ao exercido russo pelas atrocidades cometidas na cidade, desde o início da invasão em fevereiro. A Rússia sempre negou as acusações.

Depois da Google, Rússia condena e multa WhatsApp e Snapchat
Depois da Google, Rússia condena e multa WhatsApp e Snapchat
Ver artigo

A Twitch não é a única plataforma que foi alvo de multas. Anteriormente foi reportado que o Telegram recebeu duas condenações num total de 176 mil euros por recusar apagar canais que alegadamente mostravam como “sabotar” veículos militares e mostrar dados sobre o progresso das operações da Rússia na Ucrânia.

As plataformas WhatsApp, do lado da Meta, e o Snapchat, do lado do Snap gerou multas de 18 milhões de rublos, (294 mil euros) para a primeira e 1 milhão de rublos (16,3 mil euros) para a segunda. As grandes tecnológicas têm sido alvo de medidas severas das autoridades russas, que têm condenado as posições claras assumidas pelas empresas desde o início da invasão e o seu papel na disseminação de informação pró-Ucrânia.

Por outro lado, a Google foi condenada a pagar uma multa de 2 mil milhões de rublos, cerca de 33 milhões de euros, neste caso por questões de antitrust, por abuso de posição dominante pela autoridade local da concorrência.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.